Logo à noite vale a pena olhar para o céu à procura do eclipse da Lua. Aconselha-se que procure um local sem prédios ou árvores que possam tapar a linha do horizonte.
Esta sexta-feira acontece o maior eclipse da Lua do século. Além de ser aquele que vai ter maior duração, vai coincidir com um outro fenómeno conhecido como Lua de Sangue – na prática o astro vai ganhar um tom avermelhado durante o eclipse.
O acontecimento é visível a partir de Portugal. A Lua vai nascer já em modo de eclipse total às seguintes horas: 20.38, em Lisboa; 20.47, no Porto; 20.51, em Ponta Delgada; 21.05, no Funchal.
Para saber em concreto a posição da Lua pode usar uma aplicação de smartphone para ajudar: Google Sky Map, para Android, e Moon Finder, para iOS, são dois exemplos.
O eclipse da Lua vai ter uma duração total de uma hora e 45 minutos, mas em Portugal o fenómeno só vai durar 50 minutos, pelo facto de já surgir no horizonte em modo eclipse.
O ponto máximo do fenómeno – quando o Sol, a Terra e a Lua estão perfeitamente alinhados – ocorre em Portugal Continental às 21.22. O efeito de eclipse total começa a desaparecer a partir das 22.14 e o eclipse termina às 23.19.