Conheça a carrinha elétrica onde se servem gelados e poupa-se o ambiente

A Nissan apresentou um novo protótipo que demonstra tanto a versatilidade das suas carroçarias da gama NV, como o potencial dos veículos que usam baterias recicladas.

A variante da carrinha NV pensada para servir gelados é totalmente elétrica e não é movida apenas por propulsão elétrica, já que também usa energia limpa para manter o ambiente a bordo agradável e fresco.

A carrinha foi desenvolvida em colaboração com uma empresa de lacticínios familiar, a Mackie’s of Scotland, que administra o seu negócio todo baseado em energia eólica e solar. O projeto serve para mostrar como todos os negócios podem ser alimentados por energias renováveis.

Baseado no modelo eléctrico e-NV200, da Nissan, já em 2016 o mesmo modelo tinha sido convertido num escritório móvel versátil. Esta carrinha de gelados tem uma bateria de 40 kWh que permite ter 200 km de autonomia numa só carga.

Leia também | Volkswagen lança o elétrico ID, o novo rival da Tesla (e já o pode reservar)

Também a bordo existem unidades de Energy ROAM, da Nissan, que mais não são do que pacotes de energia portáteis construídos com células de íões de lítio recuperadas dos veículos elétricos antigos da empresa, como é o caso do Leaf. Um modelo com a mesma solução já tinha sido mostrada num protótipo do início do ano, com uma NV300 repleta de ferramentas eléctricas pensada para os marceneiros sempre em movimento.

Desta vez, estas as unidades de Energy ROAM têm uma capacidade de 1,4 kWh e são capazes de produzir 1 kW cada. Podem ainda ser recarregadas a partir da rede normal em cerca de uma hora, ou através de um painel solar no telhado entre duas a quatro horas. Essa é a energia que chega para operar as máquinas de gelados da carrinha, o frigorífico e o espaço das bebidas frescas.

Domino’s arranca com entregas de pizzas feitas por carros autónomos