Nokia 2.1 chega a Portugal com preço baixo e bateria gigante

O sucessor do Nokia 2 chega hoje às principais lojas de Portugal. O modelo mais barato da linha Nokia, que agora está na alçada da HMD Global, tem como pontos fortes a bateria de 4000 mAh, com carregamento rápido.

Este terminal conta com um ecrã HD de 5,5 polegadas (e com o rácio tradicional de 16 por 9), colunas estéreo frontais, é Dual SIM e conta com o sistema operativo Android Oreo, na versão Go, concebida para smartphones com 1 GB de RAM, como é o caso deste Nokia 2.1.

Mantém-se o design clássico da Nokia, que optou por plástico policarbonato com moldura de alumínio no que toca a materiais.

Veja também | Unboxing Nokia 8110: O regresso de um ícone

Comparando com o Nokia 2, o processador foi outra grande melhoria, passando de um Snapdragon 212 para um Snapdragon 425, plataformas móveis da Qualcomm. Segundo a HMD Global, esta mudança garantirá ao smartphone “50% mais de rendimento e rapidez”.

O novo ecrã do Nokia 2.1 não muda a resolução, mas é 20% maior do que o Nokia 2. Infelizmente, a quantidade RAM e armazenamento interno mantêm-se iguais, com 1 GB e 8 GB de armazenamento interno, com a possibilidade de recorrer a um cartão microSD até 128 GB (note-se que o cartão tem direito a uma slot dedicada, para que não tenha de abdicar de um espaço para cartão SIM).

No que toca a câmaras, as opções são modestas, com uma câmara frontal com um sensor de 5 MP e uma câmara traseira com sensor de 8 MP.

O facto de o Nokia 2.1 ter este versão mais leve do Android, sem personalizações ou aplicações pré-instaladas de parceiros, também ajudará a performance e a que tenha mais atualizações de software e mais depressa, como tem sido o caso dos Nokia da HMD.

O Android Go consegue disponibilizar o dobro do armazenamento livre por ter menos aplicações pré-instaladas e versões mais leves das aplicações Google.

Em Portugal, está disponível em duas combinações de cores, azul/prata e cinza/prata, com um preço médio de 129 euros.

Leia também | Estes são os smartphones que ainda vão aquecer o mercado em 2018