Novo Galaxy S10: mais câmaras, efeitos e impressão digital já no ecrã

Além do novo Samsung Fold, a linha Galaxy conta também com o telefone que assinala uma década de vida desta gama da Samsung: o S10. 

Como novidades para o mercado, o S10 traz um sensor de impressão digital já no ecrã; um aumento no número de câmaras e uma dupla câmara na parte frontal do telefone, estrategicamente colocadas num pequeno corte – a chamada tendência de um ‘furo’ no ecrã.

O resultado é um smartphone que parece composto só por ecrã – quase sem moldura. Para 2019, os Galaxy dividem-se em três opções: o S10e, uma versão mais acessível, S10 e o S10+.

A fotografia é um ponto ao qual a Samsung parece ter dedicado forte atenção. Agora, há uma lente ultra grande angular que permite um campo de visualização da 123º – a marca refere que a ideia é que seja possível imitar o mesmo ângulo de visualização do olho humano. Nas versões S10 e S10+, a câmara traseira é uma câmara tripla, com uma lente telephoto  de 12 MP, uma grande angular, também com 12 MP, e a novidade da ultra grande angular, com 16 MP. Na versão mais acessível, o S10e, há mudanças nas câmaras: em vez de uma câmara tripla, o telefone conta com uma câmara dupla: grande angular de 12 MP e ultra grande angular, com 16 MP.

Além de melhorias nas câmaras, também há parcerias feitas com quem aloja um gigante número de imagens – nada mais nada menos do que o Instagram. Esta junção traduz-se num modo de disponibiliza o Instagram dentro do próprio modo de câmara.

As especificações técnicas do S10+ disponibilizam até 12 GB RAM e 1 TB de armazenamento – ainda é possível ter mais armazenamento, o que totaliza um possível panorama de 1,5 TB de espaço. Há também uma versão do S10+ com 8 GB de RAM.

No caso do S10e, as especificações são diferentes: há opções entre os 6 ou 8 GB de RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento interno, com possível expansão com cartão microSD (até 512 GB).

O S10 permitirá também carregar outros dispositivos, já que conta também com ‘reverse charging’ – desde outros smartphones até auscultadores, como os novos Galaxy Buds, outra novidade da linha, que conta com áudio da AKG.

As pré-vendas dos novo S10 arrancam esta quarta-feira. Já há preços anunciados, também: o S10e está disponível desde 749 euros, o S10 a partir de 899 e o S10+ arranca nos 999 euros. Estes são os preços recomendados para o mercado europeu – para Portugal há algumas diferenças: o S10e custará 779,90 euros; o Galaxy S10 arranca nos 929,90 euros e o S10+ começa nos 1029,90 euros, para a versão com 128 GB.

*A jornalista viajou para Londres a convite da Samsung

A próxima década da linha Galaxy arranca com um smartphone dobrável