Paulo Romeiro, responsável da Samsung Portugal, reconhece que a prioridade dos portugueses na escolha de um novo televisor continua a ser ”a qualidade de imagem”, mas que “ter uma televisão inteligente também já é muito importante”. A televisão dos portugueses já não “é antiga, a do monólogo”, havendo maior interatividade com o dispositivo.
Durante a apresentação europeia da nova linha de televisores QLED da marca, o head of division da Samsung Portugal conta à DN Insider que os hábitos dos portugueses se estão a alterar, nomeadamente no tamanho do televisor na hora da compra. “Estamos a ver que o tamanho médio da televisão tem vindo a aumentar”.
“Vemos um interesse dos consumidores em ter televisões maiores”, explica, mas reconhece que o mercado português ainda adapta o televisor ao tamanho das divisões quando é hora de escolher um novo televisor. “Ainda existe muito o mito da televisão para distância da sala ou do sofá, mas isso é um mito que ficou da tecnologia CRT [tecnologia usada em monitores e televisores mais antigos]. Mas hoje com a tecnologia QLED isso não acontece”
A ambição de televisores mais inteligentes está ligada à alteração dos hábitos de consumo. “Os consumidores portugueses querem ver Netflix, ir ao YouTube, ouvir Spotify [usando o televisor], alguns até usam Facebook na televisão… Aliás, o Facebook é uma das aplicações que está no top 10 das apps mais usadas nos nossos televisores”.
Ainda assim, o responsável da Samsung reconhece que ainda há passos para dar no que à relação dos consumidores com o televisor diz respeito. “Já há uma interação diferente entre aquilo que era um televisor há uns anos e o que é hoje. Aquilo que dizemos aos consumidores portugueses é para deixarem de ver televisão e começarem a usar a televisão”, explica.
“Aquilo é quase um telemóvel gigante que está ali: dá para instalar aplicações, jogar… Deixou de ser a televisão antiga, que antes era um monólogo. Hoje o televisor é um diálogo sobre aquilo que nos pode dar”, aponta Paulo Romeiro.
Samsung mostra novos televisores da linha QLED ao mercado europeu