Presidente da República inaugura Academia de Inovação de Cascais

O Presidente da República vai estar no lançamento da 3ª edição da EIA em Portugal, que conta com uma participação recorde de estudantes portugueses.

O Presidente da República vai estar presente na inauguração da 3ª edição da European Innovation Academy, que se afirma o maior programa universitário de aceleração de ideias de negócios da Europa, esta segunda-feira, 15 de julho, no Centro de Congressos do Estoril.

Marcelo Rebelo de Sousa marca presença nesta iniciativa precisamente no ano em que a academia vai contar com o maior número de participantes portugueses até hoje: 175 estudantes das melhores universidades do país irão juntar-se a outros 325 universitários internacionais para enfrentarem o desafio que lhes é lançado de criarem uma centena de startups em apenas 15 dias.

Leia também | Supercomputador chega a Portugal. Saiba onde ficará instalado

O número recorde de universitários portugueses que este ano inscreveram o seu nome nas “pautas” da EIA deve-se, em parte, aos parceiros da academia em Portugal. É que, no nosso país, a EIA conta com o apoio de entidades como a Câmara Municipal de Cascais, o Lab1886 (a incubadora da multinacional Daimler) ou o Banco Santander, entre outros. Só este último garante a presença de 150 estudantes na EIA graças às bolsas do Santander Universidades que atribui em 16 universidades de todo o país, que vão de Trás-os-Montes, ao Alentejo e até à Madeira.

Ao todo são 20 as instituições do Ensino Superior de onde provêm os 175 estudantes portugueses que este ano aventuram a sua sorte na EIA. Fazendo um balanço de edições anteriores, na EIA 2018 foram premiadas em Portugal 16 equipas, em que figuravam 11 estudantes portugueses. Já as start-ups desenvolvidas, por igual número de equipas, foram 72 – para a EIA 2019 estão previstas 100 equipas, ou seja, 100 start-ups.