Programadores de aplicações terão acesso a emails do Gmail

Gmail

 Segundo o The Wall Street Journal, os programadores de aplicações externas ao Gmail podem ter acesso a milhões de emails dos utilizadores do serviço da Google.

As definições de acesso do Gmail permitem que empresas e programadores de aplicações possam ver os emails – e isto inclui endereços, horas de envio e também as mensagens em si. Embora seja necessário pedir o consentimento dos utilizadores, para conseguir ter acesso ao Gmail em si, não é explícito que vão ser humanos a ter acesso à informação.

As caixas de pedidos de permissão para aplicações já se tornaram habituais – e normalmente não recebem a merecida atenção. Normalmente, pode entrar através da sua conta Google – e consequentemente do Gmail – em vários serviços.

Ainda segundo o WSJ, outros serviços de email também funcionam nesta lógica de ceder acessos a aplicações externas. Portanto, o problema pode não ser um exclusivo da Google.

Não há, ainda assim, informação sobre se a informação a que os programadores de terceiros têm acesso está a ser usada de forma indevida ou não.

Depois de no início do ano se ter falado tanto sobre o escândalo de privacidade do Facebook e da Cambridge Analytica, este caso reforça a ideia de que as permissões das aplicações devem ser levadas a sério – principalmente se usar algum tipo de gestor de email para organizar o correio eletrónico.

Vale a pena recordar que, através da conta Google, é possível revogar e gerir o acesso que é dado a algumas aplicações ou serviços.