Próximo produto na linha da Apple: o carro autónomo

Apple Car
Em breve, poderá haver um carro da Apple que vai bem além do CarPlay.

A afirmação é de um analista de mercado que aponta que o próximo “produto-estrela” da Apple possa chegar algures entre 2023 e 2025, com o lançamento do Apple Car.

Ming-Chi Kuo acredita que seja nesta data que o projeto Titan se materialize, explicou ao Mac Rumours. Não é, de todo, a primeira vez que se ouve falar do carro da Apple: ao longo do tempo, a marca tem vindo a fazer pequenas integrações e algumas movimentações que dão a entender que estará a estudar o setor automóvel. Além disso, mantém também uma frota de carros autónomos, com algum secretismo à mistura.

Ming-Chi Kuo, o analista ouvido, é conhecido por, habitualmente, fazer previsões bastante acertadas sobre as movimentações de negócio da Apple. Segundo o analista, a ideia da Apple passará por “revolucionar a indústria automóvel”, à semelhança da agitação que trouxe ao mercado dos telefones, com o lançamento do iPhone em 2007.

Leia também | iPhone. O que esperar do smartphone da Apple em 2018?

No ano passado, Tim Cook chegou a confirmar que a empresa está efetivamente a desenvolver software para veículos autónomos – mas isso não confirma se a tecnologia seria para um veículo em nome próprio ou para integração em projetos de outras marcas.

Para o analista de mercado, o lançamento de um carro poderá inclusive levar a Apple a novos patamares de valorização: “serviços, realidade aumenta e o Apple Car vão criar o próximo mercado de um bilião de dólares para a Apple”.

Leia também | Apple, a maçã que já vale um ‘trilião’ de dólares

Além disso, vale também colocar nesta equação a recente contratação de Doug Field, que regressou à Apple, depois de estar a trabalhar na Tesla desde 2013. A contratação de Field, que chegou a ser vice-presidente da Apple para o segmento dos Mac, terá tido como intenção o desenvolvimento do projeto Titan.

Alegadamente, a Apple já terá mais de 50 carros autónomos em teste no estado da Califórnia, segundo refere o site Mac Reports, citando o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia.