Razer Kishi: Acessório transforma smartphone em consola como a Nintendo Switch

Razer Kishi
Razer Kishi

Acessório apresentado na feira CES deve custar menos de 100 euros e promete melhorar experiência de jogos nos smartphones, mais próxima da consola Nintendo Switch

É uma das marcas mais originais em produtos para gaming, foi criada na Califórnia há mais de 20 anos por um singapurense, mas só nos últimos anos ganhou tração mundial. A Razer apresentou esta semana, em plena feira CES (Consumer Electronic Show), em Las Vegas, os seus novos controladores universais para jogos móveis.

Chamam-se Razer Kishi, estão disponíveis para iOS e Android e prometem elevar a experiência de jogos num smartphone para níveis mais próximos de uma consola – daí que o estilo seja muito semelhante à Nintendo Switch, nomeadamente aos seus comandos Joy-Con (são acopolados em cada um dos lados do smartphone).

O preço deve estar próximo dos 100 euros e o objetivo é que fique à venda ainda no primeiro trimestre de 2020. A empresa indica que o Kishi para Android oferece suporte para a maioria dos jogos compatíveis com comandos para Android, já para iOS o acessório suporta todos os jogos que suportam comandos do programa Made For iPhone. Em comunicado, a empresa diz que nas vantagens estão o controlo sem latência e nativo na nuvem e a possibilidade de uma ligação USB-C ou pelo Lightning (para aparelhos da Apple) escondida e “portas com funcionalidade de carregamento que permitem carregar o Kishi durante o jogo”.

Leia também | O mundo dos jogos é uma aposta milionária para as marcas

Com o crescimento de plataformas de videojogos por streaming como o Arcade, da Apple, Google Stadia ou Project Xcloud, da Xbox, o acessório promete ser uma boa solução para explorar os jogos cada vez mais complexos e diversificados disponíveis para smartphones.

A Razer apresentou ainda mais alguns aparelhos peculiares:

Router Sila 5G, o primeiro router 5G focado em jogos

É um dispositivo de rede de alta velocidade feito de propósito a pensar nos gamers oferecendo latências ultra baixas durante os jogos. Uma bateria recarregável integrada permite que este funcione como ponto de acesso móvel 5G para torneios improvisados em qualquer sítio. O Router Razer Sila 5G permite aos utilizadores definir hardware prioritário, como a Xbox ou o PC e foi projetado para otimizar serviços de jogos na nuvem.

Computador Gaming Razer Tomahawk

Considerado pela marca o primeiro computador de secretária verdadeiramente modular que utiliza a nova caixa Razer Tomahawk N1 ultracompacta. É um computador de secretária ultra compacto com um design modular avançado, “incorporando o design minimalista numa caixa de computador gaming elegante, simples, e compacta mas capaz de um desempenho fabuloso”.

Razer eRacing Simulator

Este protótipo é um simulador com uma estrutura construída com um núcleo central ultra forte feito à mão, projetado em redor de um sistema avançado de atualização modular, permitindo inúmeros cenários de simulação. “O núcleo central apoia-se numa plataforma de movimento equipada com dois atuadores e uma caixa de controlo de jogos igual à utilizada em treinos de corrida profissionais e que transforma superfícies de terreno, forças G e sons em movimento para uma experiência completamente imersiva”, diz a marca. A visão panorâmica é possível por dois projetores Full-HD que brilham sobre uma superfície de projeção preta de 128 polegadas personalizada com campo de visão de 202 graus com cores vibrantes e pretos profundos. Não falta um volante em fibra de carbono e alumínio anodizado revestido em couro macio, patilhas magnéticas e botões ajustáveis para trocas de caixa e auxílio preciso ao piloto, combinado com um sistema de três pedais.