Reino Unido afirma que redes 5G podem ser atrasadas por preocupações de segurança

5G | Redes 5G

A chegada da infraestrutura 5G pode ser adiada no Reino Unido, aponta Jeremy Wright, apontando as preocupações de segurança das redes da próxima geração como justificação.

Jeremy Wright, Secretário de Estado para Digital, Cultura, Media e Desporto do Reino Unido, avança que “existe certamente a possibilidade de um adiar do processo de disponibilidade do 5G: se querem ter o 5G mais depressa isso é feito sem ter em consideração a segurança”, terá dito ao reguladores, avança a Reuters.

Leia também | 5G, o que vale a tecnologia mais apetecida que está por chegar

O país não quererá avançar para o 5G sem averiguar por completo a segurança das redes. “Não estamos preparados para isso. Por isso não excluo a possibilidade de que haja algum atraso”, explica Wright.

Estará a ser preparado um relatório que pretende avaliar as seguranças das futuras redes 5G, o próximo standard de comunicações móveis. Este relatório continua sem uma data de publicação, mas Jeremy Wright espera que o documento “não demore demasiado tempo”.

Leia também | Investimento 5G em Portugal pode chegar aos 1,6 mil milhões de euros

O 5G, que permitirá ligações mais rápidas, continua a fazer correr muita tinta na indústria. As preocupações de segurança com o papel das tecnológicas chinesas, nomeadamente a Huawei, neste cenário criaram tensão. Os Estados Unidos continuam a pressionar vários países europeus, Portugal incluído, para excluir a empresa chinesa da infraestrutura 5G.

Apesar da polémica, a pressão norte-americana para que os países europeus bloqueassem a infraestrutura 5G da tecnológica asiática acabou por ter um efeito contrário, com o aumento dos contratos.

Até ao final de março, a Huawei já tinha assegurado 40 contratos para a criação de redes 5G, sendo que destes 23 são na Europa, 10 no Médio Oriente, seis na região Ásia-Pacífico e um em África.

EUA pressionam Portugal para excluir Huawei da infraestrutura 5G