Revolut tem novo líder para Portugal. Ricardo Macieira é o escolhido

Revolut Portugal | Ricardo Macieira

Nomeação acontece após abertura de centro de suporte no Porto, em fevereiro, por parte da startup britânica.

Ricardo Macieira é a partir desta terça-feira o diretor-geral da Revolut em Portugal. A nomeação foi confirmada ao Dinheiro Vivo pela startup. Já na rede social LinkedIn, o novo líder para o mercado português diz que o seu objetivo é fazer crescer o negócio da Revolut e construir uma equipa local “de sucesso”.

Ricardo Macieira | Revolut Portugal
Foto: Ricardo Macieira / Twitter

A nomeação de Ricardo Macieira acontece poucos meses após a Revolut ter anunciado a abertura de um centro de apoio ao cliente no Porto e que prevê a contratação de 70 pessoas. Na altura, a empresa justificou a aposta também como uma forma de consolidar a sua posição em Portugal.

O mercado português está inclusive entre os mais importantes para a startup britânica: segundo os últimos dados oficiais, é o sétimo país em número de clientes, totalizando 120 mil utilizadores. A Revolut estava a ganhar, em fevereiro, 600 novos clientes por dia em Portugal.

Leia também | PayPal. “Temos um crescimento tremendo em Portugal e mais rápido do que a nível mundial”

A nomeação de um líder para o mercado português também pode ajudar com questões mais locais, como aquela que envolveu a startup britânica e a Autoridade Tributária no mês de abril, a propósito da declaração de fundos da Revolut no IRS, tal como o Dinheiro Vivo avançou na altura. No final ficou confirmado, pela própria AT, que os contribuintes que, em 2018, tinham contas na plataforma Revolut não precisam de as declarar ao fisco.

Ricardo Macieira foi até ao mês passado líder da Airbnb para o mercado português, cargo que ocupava desde fevereiro de 2016. O executivo, formado em design de produto pelo IADE, acumula ainda o cargo de gestor de projeto na Couraveg, de consultor na Alok Design Brands e de mentor na Startup Lisboa, segundo a informação disponibilizada na sua página de LinkedIn.

Líder da Easypay: “Em cinco anos vamos deixar de ter dinheiro na carteira”