A plataforma de vídeos YouTube anunciou na sua página, Creator Insider, que a opção de saltar anúncios vai estar cada vez menos disponível – ou seja, os utilizadores vão ser obrigados a ver os anúncios na totalidade. Numa primeira fase, que começa já na próxima semana, a funcionalidade começa a ser testada de forma experimental.
Estes anúncios ‘obrigatórios’ vão começar a aparecer nos vídeos que pertencem a canais que cumprem os requisitos de monetização – mais de mil subscritores e quatro mil horas de conteúdos visualizados. Mesmo não representando a totalidade dos vídeos do YouTube, representam uma parte significativa, sobretudo junto dos vídeos mais populares.
Com esta decisão, a rede social pretende que os criadores de conteúdo tenham mais receitas diretas através da plataforma, além daquelas que conseguem por meio de parcerias com marcas.
Leia também | Como tornar o YouTube cinco vezes mais rápido
Os anúncios que não podem ser ignorados vão ter durações entre 15 a 20 segundos, de acordo com as informações partilhadas pelo YouTube.
Quando os criadores tiveram acesso à funcionalidade vão poder ativá-la para os novos vídeos, mas também para todos os que já fizeram no passado. Vai ser ainda possível, segundo o Engadget, acompanhar as receitas geradas por este novo formato de publicidade.
Se o criador achar que esta opção não está a favorecer o seu trabalho, então vai poder desativá-la – a partir desse momento os anúncios ‘obrigatórios’ vão desaparecer de todos os conteúdos desse youtuber ou canal.