A Apple apresentou um novo registo de patente, desta vez ligado à Siri, a assistente digital que tem vários usos no iPhone, por exemplo.
A ideia da Apple será a de dotar a Siri de uma forma de conseguir distinguir os diferentes utilizadores, criando uma espécie de perfil de voz. É justamente esse o objetivo do registo de patente da Apple, que pretende registar um “sistema de criação de perfil de voz de utilizador a partir de processamento de voz”.
Leia também | Poderá o iPhone vir a substituir documentos de identificação?
Na Google Home, por exemplo, já é utilizado uma espécie de reconhecimento da voz de cada utilizador que só revela algumas informações (como acesso à agenda) a uma voz que reconheça.
A Apple tem também um gadget para smart home, a HomePod. Habitualmente, estes dispositivos são utilizados por várias pessoas dentro de uma casa – daí o interesse da Apple em dotar a Siri de novas capacidades, nomeadamente a de criação de perfil de utilizador. Desta forma (e segundo a patente apresentada), a Siri poderá começar a dar sugestões e respostas adaptadas ao perfil dos diferentes utilizadores.
A Siri, a assistente virtual da Apple, foi apresentada em 2011 e, se inicialmente começou nos iPhone, rapidamente estendeu caminho até ao restante ecossistema da marca. Hoje em dia, pode ser utilizada também no iPad, nos Mac, Apple TV, no relógio inteligente Apple Watch e também no HomePod.
Leia também | Conheça os produtos que tornaram a Apple num gigante icónico