A Smart, marca de citadinos da Daimler-Benz, cumpre 20 anos e para celebrar o primeiro modelo de 1998, o City-Coupe, apresenta no Salão de Paris um novo e espetacular protótipo elétrico.
Chama-se Forease e é um protótipo totalmente elétrico, que tenta beber da inspiração dos primeiros protótipos que deram origem à Smart. Nos anos 1990 a Daimler-Benz e a marca suíça de relógios Swatch tentaram criar um modelo citadino diferente de tudo aquilo que já se tinha visto. Depois de vários protótipos, acabou por ser a Daimler a arrancar com o projeto a solo.
Em 20 anos de ‘vida’, a Smart já teve períodos negros mas manteve sempre uma particularidade: Portugal sempre foi um dos mercados onde a marca era mais bem sucedida. Houve mesmo anos em que a quota de mercado era maior em Portugal do que na Alemanha. Hoje e depois de modelos como o Fortwo, roadster ou o primeiro Forfour, a marca está mais consolidada e com maior certeza do futuro. Atualmente estão à venda as versões mais recentes do Fortwo e Forfour.
Voltando ao Forease, o protótipo totalmente elétrico não tem qualquer tejadilho, nem tão pouco uma capota. Foi feito para ver por completo (e sempre) o céu à distância de um levantar de cabeça. O modelo é semelhante a versão limitada de 2002, que se assemelhava a uma sandália.
A Daimler-Benz está a transformar a Smart numa marca exclusiva de modelos electrificados. O objetivo é só ter modelos movidos a eletricidade em 2020. De acordo com o fabricante, o Forease é um veículo de mobilidade urbana “descomprometido” e “descomplicado”, com um pára-brisa recortado e um volante cortado.
Existe ainda o que a marca chama de aros atrás dos assentos, inseridos na própria estrutura traseira do veículo. Não há tejadilho, nem mesmo um tecto rígido colocado à parte, daí que as colunas de ar tenham sido substituídas por ecrãs. “O Smart Forease é a prova de que a Smart pensa de forma fora da caixa. O seu design é simples e puro”, explicou Gorden Wagener, diretor de design da Daimler AG.