A realidade aumentada tem sido uma das grandes apostas da Snap no combate ao crescimento do Instagram. Projeto dos videojogos está, dizem os rumores, em desenvolvimento há um ano.
Depois de o Instagram ter ‘roubado’ a funcionalidade Stories ao Snapchat, o trajeto das duas redes sociais tem sido muito distinto: o Instagram não para de crescer e já chegou aos mil milhões de utilizadores; já o crescimento do Snapchat estagnou e a reformulação visual da aplicação gerou bastantes críticas negativas.
Apesar do momento menos positivo, o Snapchat ainda não desistiu de ser uma plataforma social capaz de atrair utilizadores. O próximo passo? Jogos dentro da aplicação.
Segundo a publicação The Information, a Snap, empresa responsável pela rede social, vai lançar durante o outono um ‘centro de jogos’ dentro do Snapchat. O objetivo é que os utilizadores tenham mais atividades disponíveis dentro da aplicação, além da interação direta com os seus contactos.
Os pormenores sobre este plano ainda são escassos, mas sabe-se que a realidade aumentada pode vir a representar um papel importante a este nível – é uma área na qual a Snap tem vindo a apostar e que o Instagram e o Facebook não conseguiram replicar com o mesmo êxito.
Sabe-se também que em 2017 a Snap comprou a empresa PlayCanvas, responsável por criar um motor gráfico para videojogos 3D, e que pode vir a ser a principal ferramenta para criar jogos que funcionam dentro do Snapchat.
Além de poder atrair novos utilizadores e de reter por mais tempo a atenção dos utilizadores, a aposta nos videojogos pode também ter motivos financeiros por trás. O diretor executivo da Snap, Evan Spiegel, é um admirador do modelo de negócio da gigante chinesa Tencent, para quem empresa as compras dentro de jogos na aplicação WeChat já representam 40% da faturação.
E como a indústria mostra, até os jogos gratuitos podem ser verdadeiras ‘minas’ de dinheiro: basta ver o exemplo de Fortnite.