Subsidiária da Alphabet recebe luz verde para entregas por drones nos Estados Unidos

Google Wing, Alphabet

A Alphabet, a empresa-mãe da Google, já recebeu autorização para ter o seu serviço de entregas por drones a voar nos Estados Unidos. Na prática, a subsidiária Wing Aviation LLC é o primeiro operador de drones a ter esta autorização.

A Bloomberg ressalva que se trata de um passo importante para este mercado, que promete trazer fortes alterações ao mundo das entregas. A certificação atribuída pela Administração Federal de Aviação e pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos é a mesma que as companhias aéreas de pequenas dimensões recebem para poder voar.

Esta autorização junta-se à aprovação que a Wing também já recebeu por parte dos reguladores australianos. Atualmente, o serviço já arrancou em Canberra, na Austrália. Por lá, a subsidiária da Alphabet permite a entrega de refeições, bebidas e outros produtos através de uma aplicação móvel. Em poucos minutos, as entregas são feitas através de um drone.

De acordo com os números revelados relativamente à operação australiana, a empresa aponta que já terá feito mais de três mil entregas, durante o período de testes. Este período experimental tem sido feito ao longo de 18 meses.

Numa entrevista, citada pela Bloomberg, o CEO da Wing, James Ryan Burgess, explica que se trata de “um momento excitante para a empresa”.

Apesar de, nos Estados Unidos, não ser possível ter drones a sobrevoar áreas povoadas ou grandes concentrações de pessoas, a aprovação atual permite o arranque do negócio na Virgínia. Por agora, as entregas arrancam nas áreas de Blacksburg e Christianburg, na Virgínia. Além disso, abre ainda a porta para uma possível expansão para outros estados dentro do país.

Leia também | ADIA, a app que quer transformar o seu drone num serviço de entregas

Para ter esta a autorização, a Wing teve de criar manuais de práticas, criar rotinas de treino e ainda elaborar uma hierarquia de segurança – tal como as companhias aéreas fazem.

Os drones da Wing são uma mistura entre helicópteros e pequenos aviões, com a possibilidade de elevação vertical e voo na horizontal, a altas velocidades. As encomendas são transportadas na parte de baixo do drone – assim que estão a uma distância segura do ‘alvo’ de entrega, a encomenda é depositada.

Empresa dona da Google lança serviço de entregas por drones