Tesla lança a tão aguardada versão low-cost do Model 3

Tesla Model 3 low cost

Estava prometida há três anos uma versão mais barata do Model 3 da Tesla. Esta semana, Elon Musk cumpre a promessa, com a chegada aos Estados Unidos de um modelo elétrico, a partir dos 35 mil dólares.

Não haverá só uma versão do Model 3: o modelo mais barato será o Standard Range, a partir dos tais 35 mil dólares (cerca de 30 mil euros), que pode ir até aos 350 km. Há também a Standard Range Plus, a partir dos 37 mil dólares (cerca de 32 mil euros), com autonomia para 386 km e uma velocidade máxima de 225 km/h. Por fim, a Standard Range Plus será uma versão premium, com todas as funcionalidades premium no interior.

De acordo com Elon Musk, estas novas versões estarão disponíveis na Europa e China, “entre três a seis meses”.

As novas versões já estão disponíveis online, no mercado norte-americano. Além de anunciar os novos modelos, Elon Musk também traçou um novo destino para a empresa: mais vendas online e menos lojas físicas.

Leia também | As incríveis promessas de Elon Musk para 2019, da Tesla ao espaço

A Tesla quer encerrar as lojas físicas que tem em vários pontos do globo – segundo os valores apresentados, tendo menos lojas físicas online, será possível reduzir os preços dos carros até 6%. Nas contas de Musk, será esta transição que permitirá ter estas versões mais baratas dos carros.

Isto não significa que a empresa vá deixar de ter lojas físicas. Um pequeno número de lojas, onde haja muito movimento, vão manter-se abertas ao público, garante Musk. O encerramento de lojas vai traduzir-se, como seria de esperar, em despedimentos.

Leia também | Gene Munster: “Faz todo o sentido que a Apple compre a Tesla”

Na conferência de apresentação destes modelos, Elon Musk refere que ainda não sabe quantas pessoas serão despedidas. “Não há outra forma de conseguir chegar às poupanças necessárias para conseguir fabricar este carro e ser financeiramente sustentáveis”, explicou Musk, citado pelo site The Verge. “Gostaria que houvesse outra forma mas, infelizmente, isto vai traduzir-se numa redução da nossa força de trabalho no lado das vendas. Não há forma de contornar isto”.

Musk refere que a estimativa de vendas dos novos Model 3 mais baratos rondará os 500 mil carros, num período inicial, referindo-se apenas às expectativas de vendas para os Estados Unidos.

Rede de carregadores rápidos da Tesla vai chegar a toda a Europa