Nesta galeria pode ficar a conhecer 10 truques para ser mais produtivo no Gmail | 1. Suspender mensagens: é uma das funcionalidades recentes do Gmail: o ícone do pequeno relógio junto a uma mensagem, permite suspender uma mensagem, que voltará a aparecer quando o tempo que definiu estiver cumprido.
2. Anular envio de email: é uma das funcionalidades mais úteis do Gmail. Lançada em 2015, permite anular o envio de um email, mas tem de ser mesmo logo a seguir ao envio. Basta ir até às definições do Gmail (canto superior direito) e definir o tempo no campo “anular envio de email”.
3. Colocar mute em conversas: está em CC em conversas de email intermináveis? Pode abrir a conversa, ir até ao ícone dos três pontos e simplesmente clicar em ignorar conversa.
4. Criar tarefas diretamente a partir do email: se precisar de tornar um email numa tarefa, abra a mensagem e clique nos três pontos para adicionar ao ‘Tasks’. Abre-se uma janela e pode automaticamente personalizar uma tarefa.
5. Inserir ficheiros da Drive no email: em vez de fazer download dos ficheiros para depois adicionar ao email, pode clicar no ícone da Drive no Gmail e escolher logo os ficheiros que pretende enviar.
6. Utilizar o filtro de pesquisa: se clicar na seta ao lado da barra de pesquisa do email, vai ter acesso a um campo variado de filtros para procurar as mensagens.
7. O Gmail agora tem categorias definidas (principal, social, promoções e atualizações) para organizar o email. Se recebe um aviso de uma conta que vai ser debitada em breve nas atualizações e quer vê-la no campo principal, basta arrastá-la para lá. O Gmail é esperto o suficiente para perguntar se quer que ela vá automaticamente para a categoria principal nos próximos meses.
8. Agendar emails: há sempre o Boomerang para usar com o Gmail, que permite definir uma hora e data para quando quiser enviar determinado email.
9. Atalhos: se tiver uma conversa aberta no Gmail, com várias mensagens, pode usar ‘p’ e ‘n’ para regressar a uma mensagem e para avançar para a próxima, respetivamente. Utilizar Ctrl+Enter envia automaticamente o email; se for Ctrl+Shift+c via para o campo de adicionar em cc.
10. Escolher um tema: se quer dar um visual diferente ao fundo do email, basta carregar na roda dentada do email e ir até ao campo ‘Temas’ para escolher um fundo novo para o email.
Fazer clique com o botão direito do rato já dá acesso a um conjunto de funcionalidades para ajudar a gerir o email, mas agora a Google prepara-se para ‘turbinar’ as capacidades deste menu.
Por enquanto, só é possível mover para outro separador, arquivar, marcar como lida ou apagar um email a partir desta opção. O anúncio de que este menu ia passar a ter ainda mais capacidades foi feito esta terça-feira, com a Google a referir que quer usar isto para agilizar a gestão da caixa de correio.
A partir do momento em que este menu com mais capacidades entrar em ação, será possível responder, encaminhar, arquivar, colocar snooze ou adicionar etiquetas. Há também uma funcionalidade muito útil: pesquisar emails do destinatário em questão ou abrir a mensagem numa nova janela.
Os utilizadores de G Suite vão receber esta novidade já a partir de hoje. Os utilizadores regulares – que não pagam pelo acesso ao Gmail – vão ter esta novidade a partir do dia 22 de fevereiro. Ainda assim, isto não chegará a todos os utilizadores ao mesmo tempo: poderá demorar até três dias até figurar no email de todos os utilizadores.
Na galeria acima, veja alguns truques para utilizar com o Gmail.