Vem aí a Swift UI, que quer simplificar a programação de aplicações

Swift UI

A linguagem de programação Swift tem agora uma plataforma criada de raíz, chamada Swift UI. Em vez de uma aplicação estar alicerçada em centenas de linhas de código, a ideia é que seja possível ver em tempo real as alterações que são feitas.

Na demonstração feita no auditório de San José, a Apple mostra as capacidades desta Swift UI, que vai estar integrada na plataforma Xcode. Será possível criar aplicações para iOS e watchOS desta forma, com alguns movimentos de arrastar e largar para ver em tempo real as alterações que vai fazendo. A ideia é que, além da simplificação do código, também seja possível ter uma experiência interactiva.

De um lado, o programador pode ver o iPhone ou o Apple Watch, por exemplo, e do outro o código da aplicação. Clicar numa caixa de texto, por exemplo, vai mostrar ao programador onde está o código a alterar.

Além disso, também já está garantida a compatibilidade com o novo modo escuro, anunciado para o novo iOS 13. A Swift UI vai permitir programar também para macOS, tvOS, Linux, além do iOS e watchOS.

Hoje em dia, já são mais de 450 mil as aplicações escritas recorrendo a esta linguagem de programação, apresentada pela Apple em 2014.

Veja mais aqui sobre o evento anual de programadores da Apple: