Vodafone garante: equipamentos vulneráveis da Huawei não foram usados em Portugal

Huawei | 5G | Redes 5G
Foto: REUTERS/Philippe Wojazer

Investigação da Bloomberg diz que equipamentos da Huawei com falhas de segurança foram usados no mercado português, mesmo depois de a Vodafone ter sido alertada para esse risco.

O grupo Vodafone admitiu esta terça-feira ter encontrado falhas de segurança em equipamentos da Huawei que eram usados pela Vodafone Itália. Os casos remontam a 2011 e 2012 e a operadora de telecomunicações garante que os problemas foram resolvidos na época, mas a investigação da Bloomberg aponta noutra direção.

Segundo a notícia, mesmo após as correções de segurança feitas pela Huawei – aos routers e gateways de rede de banda larga -, os routers continuaram com vulnerabilidades e a sua utilização ia para além do mercado italiano: Reino Unido, Espanha, Alemanha e Portugal estão na lista de países que terão tido equipamentos vulneráveis e que, no limite, permitiam a um pirata informático ter acesso às informações dos clientes que estivessem a usar os routers inseguros.

Em resposta enviada à Insider/Dinheiro Vivo, a Vodafone Portugal garante que “os equipamentos referidos no artigo da Bloomberg nunca foram utilizados em Portugal”.

Já a Huawei Portugal não respondeu às questões diretas sobre a utilização de equipamentos com vulnerabilidades no mercado português, comentando apenas a notícia da Bloomberg.

“A situação apontada refere-se a uma questão identificada e corrigida em 2011 e 2012. As vulnerabilidades de software são um desafio de toda a indústria. Como qualquer fornecedor de tecnologias da informação e comunicação, temos processos robustos de monitorização, identificação e correção . Sempre que uma vulnerabilidade é identificada, trabalhamos lado-a-lado com os nossos clientes na tomada das medidas corretivas apropriadas”, disse a tecnológica chinesa em resposta enviada à Insider/Dinheiro Vivo.

Leia também | Reino Unido aprova Huawei em partes ‘menos sensíveis’ da rede 5G do país

Na sua resposta, a Vodafone acrescenta ainda que todos os equipamentos “da Huawei utilizados em Portugal têm configurações específicas para o nosso mercado e são testados no nosso país de acordo com as melhores práticas da indústria e recomendações do grupo Vodafone”. “Nestes processos de certificação e no âmbito das rotinas diárias de segurança da Vodafone Portugal, nunca foram encontrados backdoors (acessos não autorizados)”, acrescenta a subsidiária portuguesa.

No início de janeiro, Tony Li, líder da Huawei para o mercado português, revelava a realização de duas auditorias de segurança recentes e nas quais não tinham sido detetadas quaisquer falhas.

Já sobre o caso italiano, a investigação da Bloomberg revela ainda que apesar de ter sido alertada pela Vodafone, a Huawei não corrigiu um dos problemas denunciados e mais tarde ter-se-á recusado a fazê-lo, sob pena de depois não conseguir configurar e testar corretamente os routers afetados.

O ‘desenterrar’ deste caso antigo surge numa altura em que os EUA estão a pressionar vários países – incluindo Portugal – para que os equipamentos da Huawei não sejam usados no desenvolvimento da infraestrutura 5G. Os norte-americanos referem problemas ligados à segurança dos equipamentos, apesar de nunca terem fornecido provas técnicas sobre estas alegações.

Mesmo sob pressão, Huawei cresce no 5G. Só na Europa já existem 23 contratos