Facebook já estará a testar anúncios no WhatsApp

Durante muitos anos promovida como uma aplicação que não teria publicidade, o WhatsApp vai mesmo integrar anúncios na experiência de utilização.

A publicidade está a caminho do WhatsApp e o Facebook já está a testar a sua implementação na versão da aplicação para iPhone. A informação foi avançada pelo perfil WABetaInfo, no Twitter, uma reconhecida fonte de informações sobre a plataforma de mensagens.

Segundo a mesma fonte, o Facebook está a testar anúncios no formato de Stories. Depois de ver algumas histórias dos seus contactos – conteúdos que só estão disponíveis durante 24 horas -, no futuro poderão surgir anúncios entre as fotos e vídeos dos amigos.

O Facebook já confirmou que os anúncios vão mesmo chegar às WhatsApp Stories, mas apenas em 2019. A empresa assegura ainda que estes anúncios não vão colocar em causa as funcionalidades de encriptação da plataforma de mensagens instantâneas.

Numa entrevista recente com a Forbes, Brian Acton, um dos cofundadores do WhatsApp e que abandonou o Facebook em setembro de 2017, revelou que a gigante norte-americana já tinha planos de monetização para a aplicação mesmo antes de 2014, ano em que foi anunciada a compra do WhatsApp pelo Facebook.

A questão dos anúncios terá sido um dos grandes pontos de discórdia entre os fundadores da plataforma e a estrutura diretiva do Facebook.