Xiaomi quer lançar dez smartphones 5G em 2020

Xiaomi, Lei Jun, CEO Xiaomi
Lei Jun, fundador e CEO da Xiaomi, durante o evento de lançamento de novos produtos, na China. REUTERS/Jason Lee

O CEO da tecnológica chinesa anunciou que a Xiaomi pretende lançar dez novos modelos com conectividade 5G, ao longo do próximo ano.

O anúncio terá sido feito durante a conferência World Internet, que decorreu em Wuzhen, na China. A empresa liderada por Lei Jun pretende reforçar a presença no mercado do 5G, através do lançamento de equipamentos compatíveis com a nova geração de redes móveis, indica a Reuters.

Segundo a agência, Lei Jun revelou que a procura pelo primeiro telefone 5G da Xiaomi, o Mi 9 Pro, estará a superar as expectativas, algo que criou complicações na área de produção.

Leia também | Conectividade 5G num smartphone quase só feito de ecrã: Xiaomi mostra novo conceito

A Xiaomi estará a tentar antecipar os próximos passos da indústria, com o lançamento destes novos modelos. “As pessoas na indústria têm receio de que os telefones 4G para o próximo ano não vendam, mas isto é um passo que não opção nenhuma a não ser avançar”, indica Lei Jun, citado pela Reuters.

Se, por um lado, a Xiaomi tem visto alguns consumidores chineses a virarem-se para a rival Huawei, na Europa a marca tem aumentado a quota de mercado. No segundo trimestre deste ano, a Xiaomi conseguiu uma quota de mercado de 9,6%, um aumento em comparação com os 6,5% registados no mesmo período de 2018.

Nos últimos meses, a Xiaomi tem reforçado a presença com lojas distribuídas pela Europa. Em Portugal, conta com três lojas físicas oficiais: uma no Porto, outra em Oeiras e outra em Braga.

“Portugal é um mercado-chave para a nossa expansão na Europa”, diz Xiaomi