Yahoo quer pagar 103 milhões de euros em compensações por fuga de dados

Yahoo
REUTERS/Dado Ruvic

A Yahoo apresentou uma nova proposta para chegar a acordo relativamente às compensações pela exposição de dados de utilizadores, entre 2013 e 2016.

A Yahoo estará disposta a pagar 117,5 milhões de dólares (cerca de 103 milhões de euros) para chegar a acordo sobre as compensações a fornecer aos utilizadores. Entre 2013 e 2016, foram conhecidas três ‘data breaches’ da Yahoo, que deixaram expostos dados de milhões de utilizadores.

Um destes casos é inclusivamente considerado como a maior exposição de dados de utilizadores alguma vez conhecida – foram disponibilizados online os dados de mais de três mil milhões de utilizadores. Entre os dados expostos contam-se endereços de email e, em alguns casos, até informações bancárias.

Leia também | Ataques informáticos atingem recorde em 2018, custando milhões às empresas

Esta é a proposta da Yahoo para chegar a acordo com as vítimas, que avançaram com uma ação legal contra a empresa há alguns anos. No total, serão mais de 194 milhões as pessoas que podem vir a receber uma compensação monetária da Yahoo, com utilizadores de vários pontos do globo.

Os 117,5 milhões de dólares desta compensação fazem o ‘bolo’ final de um acordo que envolve até 30 milhões de dólares só em despesas legais.

Em janeiro, a juíza Lucy Koh, do tribunal da Califórnia, já rejeitou uma proposta de compensação da Yahoo, que propunha 50 milhões de dólares de compensação para todos os utilizadores.

Lucy Kohn é conhecida como a ‘juíza da Silicon Valley’, por ter a seu cargo casos de grandes tecnológicas – como o da Qualcomm, por exemplo. Agora, resta saber qual vai ser a decisão relativamente a esta nova proposta.

Atualmente, a Yahoo é propriedade da Verizon Communications, que adquiriu a maior parte dos negócios de internet da empresa, por 4,48 mil milhões de dólares.

Quer saber quem tem os seus dados de Facebook?