YouTube remove vídeos que estabeleçam teorias da conspiração entre 5G e vírus

YouTube
Foto: Hello I'm Nik / Unsplash

O YouTube quer reduzir a quantidade de vídeos que tentam estabelecer uma ligação entre a tecnologia da quinta geração de redes móveis e a propagação do coronavírus.

Segundo avançava o jornal britânico Guardian este domingo, as teorias da conspiração que tentam estabelecer uma ligação entre os casos de covid-19 e o desenvolvimento das redes 5G poderão estar a levar a ataques a antenas de telecomunicações no Reino Unido, segundo indicam as autoridades britânicas. No espaço de 24 horas, o Guardian indica que foram detetados pelo menos quatro ataques a estas torres que, em alguns casos, foram incendiadas.

As teorias da conspiração disponíveis online teorizam que a tecnologia 5G foi uma forma de expansão do vírus pelo mundo – em alguns países, estas teorias foram disseminadas através das redes sociais e de algumas plataformas de vídeo. No Reino Unido, organizações de verificação de informação como a Full Fact já consideraram estas teorias falsas e sem fundamento científico, indicando que a tecnologia 5G não representa um risco para os humanos. Além disso, outro dos pontos apontados por esta entidade é o facto de vários países onde não existe ainda infraestrutura de 5G estarem também a ser afetados pelo surto de covid-19. Um dos exemplos dados é o caso do Irão.

Assim, tendo em conta as consequências que estas teorias estão a ter em alguns pontos do globo, o YouTube irá remover da plataforma os vídeos que promovam este tipo de ligação entre o 5G e a covid-19. Ao Guardian, a plataforma de vídeo da Google indica que irá remover “conteúdo extremo” que possa induzir as pessoas em erro.

Leia também | YouTube adota “postura mais forte” contra o assédio na plataforma

No caso dos vídeos que falem sobre outras teorias da conspiração sobre o 5G mas que não mencionem a covid-19, também haverá mudanças: a plataforma indica que irá reduzir as recomendações para este tio de vídeos, retirá-los da lista de pesquisas e ainda desmonetizá-los, fazendo com que o autor não possa ter acesso a receitas publicitárias desse vídeo.

Ao longo dos últimos anos, as teorias da conspiração sobre os efeitos do 5G têm crescido na internet, sem fundamento científico ou testes que possam apoiar as premissas defendidas. Com a sociedade a depender das comunicações para trabalhar, aceder a informação e comunicar durante a pandemia, os ataques a torres de telecomunicações no Reino Unido, que as autoridades acreditam estar ligados a estas teorias da conspiração, estão a gerar preocupação entre os operadores.

As tecnológicas têm vindo, ao longo destes dois meses, a tentar remover teorias da conspiração sobre o vírus ou qualquer tipo de conteúdos que possa ser prejudicial para a saúde. Só no Irão há registo de pelo menos 44 mortes devido à ingestão de uma mistura tóxica de álcool, após terem sido divulgados anúncios nas plataformas digitais que prometiam a cura para o coronavírus. A plataforma de vídeo YouTube já tinha anunciado que já apagou pelo menos 14 vídeos que prometiam curas ‘milagrosas’ para o coronavírus.

Twitter, uma rede social preparada para a era do Covid-19