Um ano depois do RGPD…o que mudou?

Artigo de opinião de Ana Barros, diretora executiva da OUTMarketing.

O dia 25 de maio de 2018 vai estar para sempre na memória dos profissionais do Marketing e Tecnologia. Há praticamente um ano, entrava em vigor o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados. Apesar de ter sido aprovado em 2016, o RGPD só veio à tona para grande parte das empresas no ano passado, causando assim uma verdadeira revolução na realidade daqueles que trabalham com dados de utilizadores residentes na União Europeia.

A aproximação da data para regularização fomentou inúmeras publicações, artigos e reportagens sobre as mudanças drásticas que estavam a chegar com o novo regulamento. Muito se falou sobre as penalizações que podem ser até 4% da faturação da empresa e de todas as dificuldades inerentes aos ajustes necessários ao RGPD. No entanto, será que passado um ano, o cenário é ainda assim tão catastrófico? Vamos passar por alguns dos principais pontos discutidos em 2018 para compreender o que mudou na realidade das empresas de Marketing e Tecnologia.

RGPD: ameaça ou oportunidade?

Se esta pergunta fosse lançada em abril de 2018, haveria apenas uma única resposta: ameaça. Agora, as empresas já entendem o regulamento como uma verdadeira oportunidade para o crescimento e para o seu posicionamento como liderança no mercado.

Quando falamos do RGPD, especialmente na ótica do Marketing, o tratamento dos dados é a grande preocupação, que surge no início de todo o processo. Para os profissionais que trabalham na geração de Leads e criação de bases de contacto, o regulamento parecia ser algo restritivo e, consequentemente, de impacto negativo nos resultados das campanhas.

No entanto, a ameaça tornou-se uma oportunidade.

As organizações que fizeram todas as adaptações necessárias – sim, ainda há muitas a trabalharem em desacordo com o novo regulamento – podem ter visto um impacto inicial na sua base. Contudo, os novos contactos adicionados À lista, depois do dia 25 de maio, são Leads realmente interessados nos materiais, conteúdos e serviços disponibilizados pela empresa. Isso significa um crescimento na qualidade dos utilizadores que estão a interagir com o seu negócio, permitindo um avanço mais rápido na jornada de compra e na conversão para se tornar Cliente.

Conhecimento da legislação

Até o RGPD surgir como um grande assunto, poucos eram os profissionais com conhecimento sobre questões relativas ao tratamento dos dados, armazenamento das informações e a sua utilização. A urgência do RGPD, fez as equipas de Marketing, independente do segmento de atuação, investigarem a fundo sobre o regulamento, de forma a entenderem o que era preciso ser feito e os pontos onde pudessem haver falhas.

A pesquisa intensa trouxe uma grande valia para os profissionais e para as empresas nas quais trabalham: maior conhecimento sobre a legislação digital. Alguns pontos como, por exemplo, a Política de Privacidade e os Termos de Uso, deixaram de ser compostos a partir de simples templates e receberam a atenção devida, considerando a sua importância para a segurança dos negócios. Por mais básicas que sejam as informações, é natural que agora os profissionais tenham pelo menos os pontos principais em mente na hora de planear uma estratégia de Marketing Digital.

Maior confiança nas empresas

Ninguém gostava de receber um SMS de uma empresa na qual nunca tinha informado o número de contacto. Assim como não há nada mais desagradável do que passar a receber uma newsletter da qual nunca fez a subscrição. Podemos afirmar que este foi um ponto muito importante do RGPD.
A forma das empresas se relacionarem com a sua audiência mudou. O contacto agora é feito a partir do consentimento do utilizador, da autorização do tratamento dos seus dados e do relacionamento com a empresa. Apesar de soar como um elemento de dificuldade, o facto é que as relações passaram a ser mais honestas e com uma audiência realmente interessada no conteúdo, produto ou serviço que a empresa oferece.

Aplicar as boas práticas que o RGPD trouxe, tornou-se essencial para despertar a confiança dos visitantes, Leads, utilizadores ativos e Clientes. Aqueles que se adaptaram, ganharam um diferencial dentro de um mercado de grande competitividade. Afinal, seguir o Regulamento é sinónimo de competência para a sua empresa.

Mais segurança

Nos últimos anos, vimos inúmeros casos de utilização indevida dos dados por parte de grandes empresas globais. Casos como o da Cambridge Analytica e o Facebook estamparam as manchetes dos noticiários e despertaram na audiência a atenção para algo que nunca foi uma preocupação. As pessoas passaram a questionar as seguranças dos seus dados disponibilizados em diferentes plataformas e aplicações.

A preocupação com o uso dos dados tornou-se uma realidade. Dessa maneira, o RGPD converteu-se numa grande oportunidade para as empresas minimizarem os riscos à segurança dos dados, evitando fraudes, situações como o phishing e entre outros problemas.

Como qualquer mudança, a chegada do RGPD causou um grande susto nas empresas e profissionais de Marketing e Tecnologia. Mais uma vez, o tempo tem sido o melhor recurso, pois, um ano depois, está muito claro como o Regulamento representa uma mudança de atitudes com impactos positivos para os consumidores, para as organizações e para todo o mercado em geral.

Recheadas de IA e com menos colaboradores: assim serão as empresas do futuro