Empresa encontrou ainda uma relação entre o uso abusivo do telemóvel e uma condução menos segura.
Nove em cada dez portugueses usam o telemóvel enquanto conduzem, segundo dados revelados pela Liberty Seguros. A empresa, que no início do ano lançou uma aplicação para smartphone que faz uma análise do estilo de condução, concluiu também que Faro, com uma classificação média de 86,4 pontos, é o distrito onde as pessoas têm uma condução mais segura.
Neste ranking, segue-se o distrito de Setúbal com a mesma pontuação e a Madeira, com 86,04 pontos. Os últimos lugares são ocupados por Viseu – 82,08 pontos -, Castelo Branco – 82,01- e Guarda, que tem uma classificação média de 81,25 pontos.
Em comunicado, a Liberty Seguros revela ainda que o uso do telemóvel é “constante em cerca de metade das viagens” registadas através da aplicação.
A empresa encontrou ainda uma relação entre o uso do telemóvel e um estilo de condução mais perigoso. Dos utilizadores que mexeram no telemóvel mais de dez vezes numa viagem e pelo menos uma vez por minuto, 39% fizeram travagens bruscas e 57% efetuaram curvas bruscas.
“Os dados registados na app Hit the Road são importantes pois permitem que os condutores se apercebam da forma como conduzem, podendo retirar algumas ilações sobre a sua performance na estrada. Foi nesse sentido que desenvolvemos esta aplicação, para alertar para a segurança rodoviária, de uma forma divertida e educativa”, refere em comunicado o diretor executivo da Liberty Seguros para Portugal, Rogério Bicho.
Os valores agora revelados têm por base a análise de 243 mil viagens, num total de 3 milhões de quilómetros percorridos e 89 mil horas de condução.