Área de DVD da Netflix ainda mexe – e chegou ao marco de cinco mil milhões de discos

Netflix
Foto: REUTERS/Mike Blake

Uma grande parte do público conhece a Netflix pelo seu serviço de streaming, mas a empresa tem todo um passado na área de DVD. O serviço ainda funciona e esta semana atingiu a marca dos cinco mil milhões de discos enviados. 

Foi justamente por essa área que a empresa norte-americana começou, em 1998, quando chegava ao mercado com o título de ‘primeira loja online de aluguer de DVD’. Mais de vinte e um anos depois, a Netflix é o concorrente que domina no mercado do streaming, mas isso não é sinónimo de que a área de discos esteja completamente parada. Tanto que, esta semana, a Netflix anunciou que atingiu o marco dos cinco mil milhões de DVD enviados para clientes. 

Um disco do filme Rocketman, sobre a história de vida do cantor Elton John, foi o DVD que ajudou a Netflix a chegar a este marco de envios. 

Leia também | Aumento de preços das subscrições restringe crescimento da Netflix

Apesar de ser uma parte pouco significativa do negócio da Netflix, esta área desconhecida para muitos dos clientes do serviço ainda representa um valor monetário de 46 milhões de dólares (cerca de 41 milhões de euros, à conversão atual), segundo os resultados trimestrais da empresa. Esta área de negócio parece acompanhar o mercado de DVD em declínio: em 2011, contava com 14 milhões de subscritores a receber discos; hoje em dia, são cerca de 2,4 milhões de utilizadores. 

Para um mercado como Portugal, ainda pode parecer um número de subscritores considerável, mas é pela comparação com o número de utilizadores que o número perde dimensão: há 151 milhões de utilizadores da Netflix (dados do segundo trimestre deste ano), em mais de cem países. 

Leia também | Netflix quer pôr-nos a vibrar (literalmente) com cenas de ação

O serviço de aluguer de DVD só está disponível nos Estados Unidos, com o nome DVD.com. No site do serviço, a Netflix indica que existem dois planos mensais disponíveis para os DVD: um de 7,99 dólares e um de 11,99 dólares. A diferença entre os dois é que, no plano mais barato, só é possível receber um disco de cada vez – no serviço Premier é possível receber dois DVD. Se escolher as opções de Blu-ray os valores sobem, como seria de esperar: o plano standard custa 9,99 dólares e o premier 14,99 euros por mês. 

Através do site, os utilizadores escolhem o filme (ou filmes) que pretendem ver e as entregas são feitas entre 1 a 3 dias úteis, sem custos adicionais de entrega. 

Sabe como é que a Netflix o vicia? Com tecnologia