Gigante alemã faz parceria com a fabricante chinesa de drones Ehang para arrancar com um novo serviço de distribuição.
A DHL já tem um serviço de entregas com drones. Lançado na China, é um novo modelo de distribuição de encomendas totalmente autónomo, já que o carregamento e entrega do pacote é feito sem qualquer interação humana.
Para alcançar este objetivo, a DHL fez uma parceria com a empresa chinesa de drones Ehang. Este novo serviço de entrega de drones já tem um cliente – não é referido qual – e as aeronaves vão percorrer cerca de oito quilómetros entre o centro de serviços da DHL e as instalações do cliente, explica a empresa alemã em comunicado.
Veja também | Dronestagram revela as mais belas fotografias tiradas com drones
“A nova solução inteligente de drone ultrapassa as complexas condições das estradas e o habitual congestionamento das áreas urbanas. A redução do tempo de entregas de 40 minutos para apenas oito possibilita uma poupança até 80% nos custos por envio, bem como a redução do consumo de energia e pegada de carbono em comparação com o transporte rodoviário”, lê-se na nota de imprensa.
Os drones-correio fazem parte da linha Ehang Falcon. Estão equipados com oito hélices, software para descolagem e pouso vertical automático, têm sistema de reconhecimento visual e GPS de alta precisão. Cada drone consegue transportar cargas com cinco quilogramas.
Recentemente a Wing, uma das subsidiárias da Alphabet, a empresa-mãe da Google, também anunciou o lançamento de um serviço de entregas por drones na cidade de Canberra, na Austrália, e recebeu ainda luz verde para começar a operar nos EUA.
Já em Portugal a entrega por drones tem sido testada, acima de tudo, pela startup Connect Robotics e por vários parceiros, que incluem nomes como os CTT ou a Farmácia da Lajeosa do Dão.
Drone abatido a tiro por sobrevoar casa na Madeira. Certo ou errado?