Etiópia bloqueou acesso à internet para impedir ‘copianços’ nos exames

Internet Explorer | Microsoft
Foto: REUTERS/Mal Langsdon

Apesar de não ter sido confirmada pelas entidades da Etiópia, os dados apontam que o país tenha bloqueado momentaneamente o acesso à Internet, durante o período de tempo dos exames nacionais.

A situação é apontada pelo grupo Net Blocks, que aponta um ‘blackout’ total esta terça-feira, durante o tempo dos exames nacionais da Etiópia.

Os dados que circulam no Twitter, visíveis na conta Internet Intelligence, mostram também uma acentuada quebra no tráfego durante o período de tempo dos exames.

De acordo com o site Africa News, não é a primeira vez que esta situação ocorre na Etiópia. Em 2017, uma fonte oficial terá reconhecido à Reuters esta prática, para “prevenir a fuga de informação”. Era ainda explicado que se tratava de uma medida “proativa”. “Queremos que os nossos estudantes se concentrem e que estejam livres da pressão psicológica e distrações [da internet]”, indicava Mohammed Seid, responsável governamental, à Reuters.

Leia também | Rússia quer desligar-se da Internet para exercício de defesa

Há uns anos, uma fuga de informação e divulgação das provas de exame na internet motivou inclusive o cancelamento dos exames.

Esta prática de bloqueio de acesso à internet está a merecer fortes críticas por parte de grupos que defendem os direitos digitais.  Em África, bloqueios deste género têm sido recorrentes, com os grupos ativistas a defender que “se trata de uma violação dos direitos humanos”, com práticas perigosas para a democracia. 

Os exames nacionais na Etiópia são feitos anualmente, no 10.º e 12.º anos de escolaridade, para escolha vocacional e acesso ao ensino superior, dependendo do ano de escolaridade.

“O governo e os militares de Portugal têm de ser capazes de fazer ataques informáticos”