GitHub cria “forte” no Ártico para guardar software para os próximos mil anos

Svalbard, Ártico, Noruega
Foto: Vince Gx via Unsplash

O GitHub, um dos maiores repositórios de código open source, anunciou que tem um plano para salvaguardar todo o código que faz uma grande parte do mundo digital como hoje o conhecemos. Como? Num arquivo no Ártico, guardado a 250 metros de profundidade.

O anúncio foi feito durante a conferência Universe Developer, com o GitHub a detalhar que pretende salvaguardar uma grande quantidade de código open source, passível de ser utilizado sem restrições, para caso de emergência ou para ser utilizado pelas próximas gerações. “O mundo é alimentado a software de código aberto”, explica GitHub, no site onde indica o propósito deste projeto.

A ideia deste Archive Program passa por preservar software open source, para as próximas gerações. Esta “caixa forte” de software será escondida a 250 metros de profundidade, numa montanha no Ártico, em Svalbard, território pertencente à Noruega, localizado perto do Pólo Norte.

A empresa, que defende que pretende salvaguardar todo “este valioso conhecimento” espera conseguir ter toda a informação arquivada até fevereiro de 2020. Os dados vão ser guardados em bobines de filme, revestidas com um pó específico, que permitirá que, no caso de uma catástrofe ou falha global de energia, a informação possa ser lida por um humano com uma lupa, por exemplo. O GitHub indica que este filme poderá durar até mil anos.

Leia também | Microsoft recebe luz verde para a compra do GitHub

Dentro deste extenso arquivo estará o software base dos sistemas operativos Android ou Linux, plataformas web, ferramentas para o desenvolvimento de inteligência artificial ou o software que serve de base às criptomoedas. O GitHub juntou-se a entidades como a Long Now Foundation, o The Internet Archive, a Software Heritage Foundation, a Microsoft Research ou as bibliotecas de Bodleian ou Stanford para armazenar uma enorme quantidade de dados.

O GitHub pretende ainda digitalizar arquivos de importância histórica de vários pontos do mundo, que incluíam obras de arte, música, descobertas científicas, manuscritos históricos e descobertas arqueológicas.

Como não se sabe como será o panorama tecnológico daqui a algumas décadas ou sequer se as linguagens de hoje serão totalmente compreensíveis para as próximas gerações, esta cápsula do tempo contará ainda com um panorama geral do arquivo e como é que poderá ser usado. Dentro deste arquivo, estará também uma “Tech Tree”, algo que o GitHub descreve como a Pedra de Roseta, o artefacto histórico que permitiu a interpretação dos hieróglifos, mas para o mundo tecnológico.

Leia também | À procura de software para o computador? Conheça estas opções gratuitas

Ao mesmo tempo em que salvaguarda todo este software para as próximas gerações, o GitHub quer ainda relembrar “a importância da comunidade open source”. “É a nossa esperança que isto vá, tanto agora como no futuro, divulgar a importância do movimento open source em todo o mundo.”

Voo mais longo do mundo leva cientistas para estudar efeitos no ser humano