Conheça os jogos mais rentáveis de 2018 e quanto milhões faturaram

A consultora SuperData revelou a lista dos videojogos gratuitos e pagos que mais receitas geraram no ano passado. O português Cristiano Ronaldo dá a cara por dois títulos desta lista.

A indústria dos videojogos gera mais dinheiro do que as indústrias do cinema e da música juntas. Apesar de já ser um facto consumado há alguns anos, continua a ser uma surpresa para muitas pessoas. Os jogos, muitas vezes associados a públicos jovens, são um verdadeiro colosso quando se trata de fazer sair dinheiro da carteira dos consumidores.

A consultora SuperData, citada pela publicação Games Industry, revelou a lista dos 10 jogos gratuitos (free to play) que mais dinheiro geraram em 2018 e também dos 10 jogos pagos que mais receitas conseguiram – listas que pode conferir na galeria em cima.

Os valores mostram claramente que os jogos gratuitos conseguem gerar muito mais dinheiro do que os jogos pagos, tudo através de aquisições de itens e outros elementos dentro dos próprios títulos. No total, os jogos free to play foram responsáveis por 80% das receitas da indústria.

O ranking de 2018 traz ainda um novo recordista absoluto – o jogo Fortnite conseguiu gerar a maior receita de sempre de um videojogo num único ano.

Veja também | Doze videojogos portugueses que precisa de experimentar

Em termos de plataformas, os dispositivos móveis lideraram os ganhos da indústria, ao terem conseguido 61,3 mil milhões de dólares em receitas, seguido do mercado de computadores que gerou 35,7 mil milhões e do das consolas que faturou 12,7 mil milhões de dólares.

Já ao nível das regiões, a Ásia liderou os gastos – 54,3 mil milhões de dólares -, seguida da América – 14,8 mil milhões – e da Europa – 11 mil milhões de dólares.

A SuperData antecipa ainda que o ano de 2019 vai ficar marcado pelo aparecimento de mais serviços de subscrição de videojogos, como o Xbox Game Pass.

Os portugueses que passaram ao ‘next level’ nos videojogos