Lightyear One. A bateria deste carro precisa de energia solar para carregar

Por enquanto, o carro da empresa holandesa de mobilidade verde Lightyear ainda está numa versão muito experimental, mas quer chegar ao mercado com uma proposta a energia solar. 

É um elétrico que, em certa parte, pode carregar-se sozinho. O modelo Lightyear One foi recentemente revelado, com uma autonomia de 725 quilómetros e uma pequena bateria que pode ser carregada através de energia solar. 

Como? Graças ao exterior coberto de pequenos painéis solares, que estão protegidos por uma camada de vidro, para assegurar a segurança dos painéis. Ainda assim, a bateria só pode ser carregada até certo ponto através da energia solar – para completar a restante carga é possível usar os postos de carregamento habituais. 

Leia também | Conheça a carrinha elétrica onde se servem gelados e poupa-se o ambiente

Apesar de ser uma empresa recente, criada em 2016, a Lightyear é ambiciosa no plano. Quer tornar os carros mais leves para permitir melhorias na eficiência energética. Um dos exemplos dados é o tempo de carregamento: a empresa holandesa defende que é possível ter autonomia para 400 quilómetros com um carregamento à noite, através de uma tomada de 230 volts. Os painéis solares poderão acrescentar mais quilómetros: uma carga desta pequena bateria solar garante pelo menos 12 km por hora. 

Por agora, as pré-vendas do modelo One já arrancaram, mas não estão ao alcance de todos. A produção representará apenas 500 carros, com uma reserva a custar cerca de 119 mil euros. A Lightyear espera conseguir fazer as primeiras entregas em 2021. 

Carregamento rápido destrói a bateria do telefone, aponta estudo