1. Sarahan, Índia | A pequena aldeia de Sarahan só teve eletricidade em 2005 e no mesmo ano foi instalada internet para os seus dois mil habitantes.
2. Falésias de Moher, Irlanda | Existem hotspots Wi-Fi ao longo dos penhascos para que os visitantes possam partilhar a riqueza natural da paisagem irlandesa.
3. Serras de Girnar, Índia | O sistema de Wi-Fi foi instalado ao longo de um percurso pedonal em 2010.
4. Estação Espacial Internacional | A estação espacial tem dois acessos à internet que são distintos: um é usado para comunicações críticas, o outro para as comunicações menos urgentes.
5. Lua | Leu bem, a Lua já teve Wi-Fi. Numa experiência realizada em 2014, um grupo de investigadores conseguiu enviar internet para o satélite natural através de raios laser.
6. Monte Everest | Se algum dia decidir escalar o Monte Everest, lembre-se que vai ter pontos Wi-Fi espalhados pelo caminho e nos principais pontos de descanso.
7. Polo Norte | É um dos locais mais inóspitos do planeta, mas onde há vida parece haver internet. Em 2005 dois engenheiros da Intel criaram uma ligação de internet através de satélite que está localizada a apenas 80 quilómetros do Polo Norte propriamente dito.
8. Monte Fuji, Japão | São vários os pontos hotspot que compõe a rede Wi-Fi daquela que é uma das principais atrações turísticas japonesas. Mas atenção: depois de conectado, a internet só é gratuita por 72 horas.
9. Val d'Isère, França | A pitoresca vila de montanha, conhecida para as escapadinhas na neve, disponibiliza internet até nos teleféricos, para os turistas nunca fiquem desconectados.
10. Kfar Kedem, Israel | O parque temático é uma atração de turismo religioso e mostra como era viver na antiga Galileia. Mas os tempos agora são outros - os próprios burros têm hotspots Wi-Fi para os visitantes.
Ainda há 3,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo sem acesso à internet, mas isso não impede a existência de ligações Wi-Fi em locais improváveis. Conheça alguns na galeria em cima.
A internet tornou-se numa tecnologia tão importante na vida das pessoas que em 2016 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o acesso à tecnologia como um direito humano básico. Um relatório recente das empresas Hootsuite e We Are Social estima que existem 4,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo que já estão online.
Mas isso não significa que haja internet em todo o mundo. Esse é justamente um dos grandes desafios dos próximos anos: como conectar os restantes 3,5 mil milhões que ainda não têm acesso? Grandes tecnológicas como a Google, Facebook e Tesla têm os seus planos para que isto aconteça, seja através de balões, lasers ou constelações de satélites.
O facto de ainda não haver internet em todo o mundo não invalida, no entanto, a existência de ligações Wi-Fi em alguns dos locais mais recônditos do globo e mais além – até já houve uma ligação Wi-Fi disponível na Lua.