Uma misteriosa conta de Twitter, chamada SugarDad1, promete avultadas somas de dinheiro em troca de respostas a tweets e retweets. Como seria de esperar, a Internet ainda não conseguiu decidir se se trata de um esquema… ou de alguém demasiado generoso.
Tudo começou em janeiro: a conta @TheSugarDad1 promete milhares de dólares a quem fizer retweets ou apenas escrever “Sugardad give me the money”. A figura é um mistério: não se sabe se se trata de um homem, mulher ou, quem sabe, até um grupo de pessoas.
When I message the winner, they must reply with “Sugardad give me the cash” to win.
— SugarDad (@THESUGARDAD1) January 30, 2019
No Twitter, já são mais de 366 mil seguidores, de uma conta que tem na descrição “alguns seguidores vão ser recompensados”. A conta está ativa desde fevereiro do ano passado, com um dos valores mais avultados a prometer até 34 mil dólares (cerca de 30 mil euros).
Apesar do elevado número de seguidores, o caso está a deixar muita gente desconfiada. No Twitter, multiplicam-se as acusações de que se trata de um esquema, mas também há quem assegure que já recebeu dinheiro desta misteriosa figura.
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O fenómeno também já alastrou até ao YouTube, onde há vídeos dos dois lados da barricada: de quem conta que recebeu efetivamente dinheiro, através de PayPal, e de quem tenta desmontar este possível esquema. Há relatos de que a conta de PayPal de onde supostamente surge o dinheiro será falsa, depois de terem tentado investigar a veracidade das capturas de ecrã partilhadas também no Twitter.
Conforme alertam várias publicações, que já tentaram seguir o rasto desta pessoa (ou grupo de pessoas), a linguagem dos tweets tem vindo a ganhar conotações diferentes. Só o nome da conta, já remete para o mundo da figura de ‘sugar daddy’, onde alguém habitualmente mais velho paga a alguém mais jovem, em troca de serviços sexuais.
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Suspeita-se pela escrita dos tweets e vocabulário usado que esta pessoa possa estar no Reino Unido – mas isto figura no campo das possibilidades, claro. Além disso, também seria algo fácil de forjar.
Resta agora saber se se trata de uma campanha de marketing ou de apenas mais um esquema para aumentar o número de seguidores nas redes sociais. De qualquer das formas, conforme alertam as publicações internacionais, o grande problema destas ‘manobras’ nas redes sociais é que não se trata propriamente de um crime real… o que dá azo a este tipo de situações.