A Microsoft também optou por um processador de gama baixa para conseguir reduzir o preço e por uma versão especial do Windows.
A família de dispositivos Surface tem um novo membro: chama-se Go, é mais pequeno do que os outros tablets da Microsoft – tem um ecrã de dez polegadas – e também tem um preço mais acessível – começa nos 400 dólares sem teclado, o equivalente a 340 euros. Esta parece ser a resposta da Microsoft ao novo iPad apresentado pela Apple há algumas semanas.
Em Portugal vai estar disponível a 28 de agosto, confirmou a Microsoft em comunicado. Os interessados já podem fazer a reserva do equipamento no site português da Microsoft.
Além de mais pequeno e mais barato, o tablet tem menos ‘poder de fogo’. O Surface Go vem equipado com um processador Pentium Gold 4415Y, um modelo de gama baixa e que tem como grande vantagem o menor consumo energético. A Microsoft diz que o novo tablet garante nove horas de autonomia.
O Surface Go está disponível em duas variantes – 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento por 460 euros ou 8GB de RAM e 128GB de armazenamento por 620 euros. Há planos para uma versão compatível com redes 4G, mas esse modelo só deverá chegar no final do ano.
Em termos de design o Surface Go é muito semelhante à linha de tablets Surface Pro – os cantos são um pouco mais arredondados, mas no geral as mudanças são poucas. O tablet tem uma construção em liga de magnésio e o ecrã, com uma resolução de 1.800×1.200 píxeis, tem um formato de 3:2.
O suporte ajustável na parte traseira é semelhante ao dos modelos topo de gama e tablet ainda integra as duas portas magnéticas proprietárias dos Surface ‘maiores’: aquela que permite ligar um teclado e outra que permite ligar o carregador.
Tal como acontece nos modelos mais caros, o teclado, uma parte importante da experiência Surface, é vendido em separado. O teclado mais simples vai custar 99 euros, enquanto o teclado mais completo custa 129 euros.
Uma última chamada de atenção para o software. O Surface Go vem equipado com o Windows 10 S, uma versão do sistema operativo que apenas permite usar as aplicações que estão disponíveis na Microsoft Store. Se quiser ter acesso ao Windows 10 na versão normal e instalar programas externos à loja do Windows, o utilizador vai poder fazer a atualização de software de forma gratuita.
N.R. [11:15 de 11/07/2018]: Notícia atualizada com informações de disponibilidade do Surface Go no mercado português.