A rivalidade entre a Disney (dona da Marvel Studios) e a Netflix está a começar a aquecer com a eminente chegada de serviço de streaming da gigante do rato Mickey e companhia.
Homem-Formiga e a Vespa, que estreia este dia 15 de agosto, é o último filme da Marvel que irá ser depois disponibilizado na plataforma de conteúdos em streaming, Netflix. O que antes era uma parceria feliz entre a Marvel (da Disney) e a Netflix que serviu para criar várias séries originais com heróia da Marvel agora será rivalidade.
A Disney está mesmo a avançar para ter a sua própria plataforma de streaming de conteúdos e competir diretamente com a Netflix. Disso mesmo já nos dava conta há alguns meses o CEO da Netflix – “É o problema do sucesso, agora todos nos querem imitar”.
De acordo com o New York Times, Homem-Formiga e a Vespa, ainda vai estar incluído no pacote de filmes que vai aparecer na Netflix depois do período em que vai passar pelas salas de cinema do mundo. Mas é a última vez. Capitão Marvel, por exemplo e todos os filmes sob a égide da Disney seguintes, já vão aparecer posteriormente na plataforma da empresa do rato Mickey.
A nova plataforma da Disney está prevista para o final de 2019 e, apesar das tentativas da Netflix em manter os direitos de vários conteúdos dos últimos anos da Marvel e da Lucasfilm (onde estão os filmes da saga Star Wars), todos vão passar para o novo serviço da Disney. No entanto, por causa de um acordo com a Turner, os filmes originais de Star Wars podem não estar disponíveis na plataforma quando for lançada – a Disney está a tentar recomprar esses direitos.
Apesar da nova rivalidade, para já a Disney não tem planos para remover nesta altura os originais Netflix Marvel, onde estão séries como Daredevil, Jessica Jones, Luke Cage, Iron Fist, The Punisher e The Defenders.
O serviço de streaming da Disney continua a ser mistério em termos de preço que vai ter e até de nome final. Qualquer que seja a forma que o serviço vai assumir, conteúdos de qualidade não devem ser problema já que as marcas da Disney Pixar, Lucasfilm e Marvel estão a trabalhar em conteúdo para a plataforma, incluindo uma série da saga Star Wars realizada por Jon Favreau – o homem que tornou os filmes Homem de Ferro num sucesso planetário.
Caso avance a compra da maior parte dos ativos da 21st Century Fox pela Disney, os muitos conteúdos da Fox também podem passar para a nova plataforma que vai contar com mais de 5.000 episódios de séries antigas da Disney.
(Esta semana estivemos a oferecer bilhetes para a antestreia do filme Homem-Formiga e a Vespa na nossa página de Facebook – siga-nos)