Dia Mundial da Refrigeração: um dia para celebrar

DR

O Dia Mundial da Refrigeração, celebrado no dia 26 de junho, serve para aumentar a consciencialização de como o Setor da Refrigeração contribui para a qualidade de vida e a proteção da saúde humana e do meio ambiente.

O surto de COVID-19 representa uma situação sem precedentes para os cidadãos, a sociedade e a economia nacional. A APIRAC, associação patronal, enquanto instituição legítima representante do Setor da Refrigeração e Climatização em Portugal, trabalha para esclarecer diariamente todos os utilizadores e responsáveis pela utilização de sistemas de ar condicionado, e procurar relevar que estes sistemas de refrigeração, em sentido lato, devem ser sempre considerados, a par das medidas de proteção individual e outras medidas profiláticas difundidas pela DGS, um forte aliado no combate à COVID-19, ou a quaisquer outros agentes patogénicos.

Do conhecimento da APIRAC até à data, em cerca de 10 milhões de infetados à escala mundial, não foi reportado nenhum caso que prove, baseado em dados científicos certificados, que o ar condicionado tenha sido o agente infetante do novo coronavírus. Aliás, nenhuma entidade internacional, como a OMS, ASHRAE, REHVA ou mesmo Centros de Investigação Portugueses, advogam a paragem dos sistemas de ar condicionado. Antes pelo contrário, a maior parte deles aconselham a que os sistemas e equipamentos se mantenham em funcionamento.

Os sistemas de climatização (vulgarmente referenciados por “ar condicionado”) são diversos e de múltipla utilização. Por isso, para efeitos informativos ao país, é redutor utilizar imagens da sua tipologia mais simples, utilizada quase exclusivamente em habitação e, provavelmente, aquele que nenhuma importância terá, tal como aconteceu com a Legionella, na disseminação do coronavírus. Esta configura uma informação deficiente e incorreta, criando anátemas, estigmas e distorções relativas à sua útil utilização.

Por outro lado, o stress térmico constitui anualmente uma das grandes preocupações da DGS no apoio à população, conforme consta das suas orientações publicadas “Ondas de calor – Recomendações para a população” em que informa que “A exposição a períodos de calor intenso, durante vários dias consecutivos – ondas de calor – constitui uma agressão para o organismo, podendo conduzir à desidratação, ao agravamento de doenças crónicas, a um esgotamento ou a um golpe de calor, situação muito grave e que pode provocar danos irreversíveis na saúde, ou inclusive levar à morte.”

Complementa ainda a Orientação da DGS com a importância de “Permanecer duas a três horas por dia num ambiente fresco, ou com ar condicionado, pode evitar as consequências nefastas do calor, particularmente no caso de crianças, pessoas idosas ou pessoas com doenças crónicas. Se não dispõe de ar condicionado, visite centros comerciais, cinemas, museus ou outros locais de ambiente fresco. Evite as mudanças bruscas de temperatura. Informe-se sobre a existência de locais de “abrigo climatizados” perto de si.”

A ventilação proveniente da abertura de portas e janelas não é uma alternativa aos sistemas de ar condicionado ou aquecimento; será, quando possível, um complemento. O assunto não é assim tão simples e a abertura de portas, salvo em casos muito específicos, é impraticável e assunto de somenos, face à importância de outras ações que devem ser levadas a cabo. Não fora assim, os hospitais e centros de saúde em todo o mundo teriam aberto as portas e janelas e desligado os sistemas de climatização.

Os sistemas de ventilação mecânica dos edifícios e os sistemas de filtragem são fundamentais para minimizar eventuais transmissões da infeção no interior dos edifícios, não esquecendo nunca, que a melhor solução para que tal não aconteça será, sempre, evitar que os edifícios sejam frequentados por pessoas infetadas sem meios de proteção adequados.

Dia Mundial da Refrigeração
A APIRAC orgulha-se de pertencer à espantosa coligação de parceiros que em todo o mundo apoiam o Dia Mundial da Refrigeração (WRD), uma celebração anual recém-criada para valorizar as inúmeras contribuições do setor de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor para os objetivos sociais e ambientais. O WRD oferece uma excelente oportunidade para aumentar a consciencialização de como este Setor contribui para a qualidade de vida e a proteção da saúde humana e do meio ambiente.

Neste Setor, a busca pela excelência na qualidade do serviço a prestar é constante, a fiabilidade da tecnologia, instalações e equipamentos é um fator importantíssimo, embora muitas vezes esquecido. Neste compromisso, nós somos o ar condicionado e a refrigeração, sim, mas somos sobretudo as pessoas que trabalham e vivem nos espaços com qualidade de vida e ambiente, somos as pessoas que nas salas de espetáculo, diversão e prática desportiva, conseguem usufruir de condições de respirabilidade; somos os data centers que gerem a informação e fazem o registo da nossa memória coletiva; somos a cadeia alimentar, os laboratórios farmacêuticos e as salas hospitalares que e onde se assegura saúde de todos nós.