Prémio HINTT regressa para premiar as soluções mais inovadoras na Saúde

Loading the player...

Em 4 categorias distintas, os vencedores da 1ª edição do Prémio HINTT partilham os benefícios da sua participação e incentivam outras entidades a participar, como as faculdades, as quais terão a oportunidade de submeter um projeto nesta 2ª edição.

Com um foco constante na melhoria das condições de saúde do cidadão, as instituições de saúde, que se candidatam ao Prémio HINTT, têm apenas um objetivo: inovar na Saúde. O Prémio HINTT irá manter as mesmas quatro categorias do ano passado: Startup Innovation, Clinical Outcomes, Patient Safety e Value Proposition. Mas este ano há uma novidade: as faculdades podem candidatar-se. Uma inovação que retrata a estreita ligação da Glintt, empresa promotora, com o ecossistema universitário.

Os projetos vencedores de 2018 destacaram-se pela sua capacidade de inovação tecnológica na área da Saúde, representando um impacto relevante para o desenvolvimento do setor. Os projetos “Your Healthcare Anywhere”, da Knok Healthcare, “VISION”, do IPO-Porto, “ARI – Avaliação do Risco de Infeção”, do Centro Hospitalar Lisboa Central e “Saúde Agora”, da Santa Casa da Misericórdia do Porto foram os quatro grandes vencedores e todos se destacaram na hora de avaliar o que de melhor se faz em Portugal na área da Saúde.

Das startups a concurso, a Knok Healthcare foi a vencedora com o projeto “Your Healthcare. Everywhere”. José Bastos, CEO, refere que “Quando se lança uma empresa tecnológica, a validação da solução e da nossa tecnologia são muito importantes. Isso é especialmente verdade no setor da Saúde, em que lidamos com pessoas doentes e informação clínica, considerada muito sensível”.

Para o IPO-Porto, vencedor com o projeto “VISION”, “este Prémio é o reconhecimento externo do trabalho levado a cabo, que funcionou como elemento motivador dos profissionais”, refere Mariana Borges, Coordenadora do Outcomes Research Lab, IPO-Porto.

Na categoria Patient Safety venceu o Centro Hospitalar Lisboa Central, com o projeto “ARI – Avaliação do Risco de Infeção”, que, segundo Jorge Seco, Lead Developer do CHLC, “na ótica dos profissionais de Saúde envolvidos, o Prémio HINTT permitiu dinamizar o procedimento e melhorar o envolvimento e a motivação dos profissionais no que respeita à respetiva disseminação por todos os polos hospitalares”.

Na categoria Value Proposition, o vencedor do HINTT 2018 foi a Santa Casa da Misericórdia do Porto com o projeto “Saúde Agora”. De acordo com António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, “o Prémio é de elevada importância, pois reconhece e incentiva as novas competências científicas e a aceitação de novas tecnologias, desenvolvidas pelas equipas multidisciplinares da SCMP, alertando para a necessidade de desenvolver este projeto de forma holística e integrada, na perspetiva de aumentar a esperança e a qualidade de vida”.

A 3ª Edição do HINTT – Health Intelligent Talks & Trends, promovido pela multinacional Glintt, acontece este ano no dia 3 de outubro, na Fundação Champalimaud, em Lisboa. O Prémio HINTT é uma iniciativa que visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das TIC com vista à aproximação de um ambiente paperless conducente a ganhos relevantes para a segurança do doente, apoio à decisão clínica e eficiência global.

As candidaturas podem ser submetidas até dia 30 de junho.