Os dados que recolhemos são da consultora IDC e mostram subida nas vendas dos chamados Smart Home Players, onde lidera a Samsung, com a Google bem perto.
Há cada vez mais aparelhos inteligentes nas casas portuguesas, em destaque no domínio do entretenimento. Em números a que o Dinheiro Vivo/Insider teve acesso da consultora IDC, os chamados Smart Home Players cresceram 12,3% no primeiro trimestre deste ano em Portugal, para os 140 062, isto em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.
E o que são os Smart Home Players? São aparelhos como as chamadas Smart TV (que integram na plenitude a internet e a ligação direta a outros dispositivos como o smartphone) ou os dispositivos para tornar os televisores mais conectados como o Chromecast, da Google. “As colunas inteligentes, nos números veiculados para Portugal, não têm expressão porque mesmo que os portugueses as comprem na Amazon Espanha ou Reino Unido, essas compras não contam para o mercado nacional por não se possível de ser verificado”, diz-nos Francisco Jerónimo, analista principal da consultora IDC.
As colunas inteligentes como a Google Home, com o chamado Google Assistant, ou a Amazon Echo, com a assistente Alexa, ainda não se vendem oficialmente em Portugal, embora existam muitos portugueses a comprá-las em lojas online de fora do país.
O que os dados do IDC para Portugal também nos demonstram é que a Samsung lidera, com 16,9% de quota do mercado, seguida muito de perto pela Google, com 16,6%. O que Francisco Jerónimo explica é que apesar da aproximação, a Samsung destaca-se com a venda das Smart TV, bem mais caras do que o pequeno aparelho da Google, o Chromecast (custa 39 euros). Segue-se na lista a LG, com 13,3% das vendas, a Sony com 9% e a TPV (empresa chinesa dona da Philips), com 2,4%. No entanto, fora destas o conjunto das outras marcas consegue vendas de 41,9%.
Leia também | TV+: Apple recruta ilustres de Hollywood para o seu serviço de streaming
Segurança ganha dimensão
Os 140 mil aparelhos vendidos são distribuídos da seguinte forma, que também demonstram preocupação com a segurança: vendas em sistemas de vídeo para entretenimento são 107 203 das vendas, seguindo-se a monitorização de casas/segurança, com 11 642 e a iluminação inteligente, com 11 562 em volume de vendas. Os eletrodomésticos inteligentes ficam-se pelos 5 611 e os termostatos (algo que tem já uma representação significativa nos EUA) é de 2 593.
A tabela, em inglês, a que tivemos acesso, fica de seguida:
Product Category | 2017 | 2018 | YoY | 1Q2019 | YoY | |
Appliance | 16,095 | 19,326 | 20.1% | 5,611 | 31.8% | |
Home Monitoring/Security | 40,332 | 49,664 | 23.1% | 11,642 | 24.5% | |
Lighting | 26,770 | 33,689 | 25.8% | 11,562 | 76.5% | |
Others | 3,680 | 5,695 | 54.8% | 1,451 | 53.1% | |
Thermostat | 7,041 | 8,809 | 25.1% | 2,593 | 7.0% | |
Video Entertainment | 453,352 | 489,546 | 8.0% | 107,203 | 6.0% | |
Total | 547,271 | 606,730 | 10.9% | 140,062 | 12.3% |