1. Monefy | Disponível para iOS e Android | Esta aplicação permite-lhe fazer um registo de todos os gastos que faz, como estão distribuídas as suas despesas por categoria e exportar dados se quiser fazer contas a sério no final do mês ou trimestre. Também traz uma calculadora de origem, pois no ato da poupança dá sempre jeito ter uma por perto.
2. 2. Goodbudget | Disponível para iOS e Android | O ato de poupar por vezes é mais fácil se for feito em 'conjunto'. Esta aplicação permite partilhar o registo de despesas com outra pessoa, o que pode ser melhor para gerir um orçamento familiar. Permite também traçar objetivos futuros de poupança.
3. Money Manager | Disponível para iOS e Android | Esta aplicação permite gerir as finanças pessoais e também as empresariais, para o caso de ter um negócio. As despesas são mostradas através de gráficos, pois este é um daqueles casos em que uma imagem pode valer mais do que mil palavras. A app também faz comparação de gastos entre diferentes meses para que o utilizador possa perceber melhor a sua evolução.
4. Wallet - Daily Budget & Profit | Disponível para iOS e Android | Uma aplicação que se define como um ‘treinador’ de finanças pessoais. A descrição da aplicação diz que pode ajudar o utilizador seja a pagar dívidas, seja a poupar para a reforma.
5. Mais Gasolina | O preço dos combustíveis tem estado em alta e provavelmente uma das áreas onde as famílias mais gastam. Com esta aplicação pode saber quais os postos de abastecimento que praticam os melhores preços e assim fazer uma melhor gestão do seu depósito.
6. Datally | Disponível para Android | Os smartphones já têm integradas de origem ferramentas que ajudam a monitorizar o gasto de dados móveis, mas o Datally fá-lo de forma mais dedicada. Ao poupar nos dados móveis evita situações em que ultrapassa o plafond estipulado pelo operador de telecomunicações e ele desconta dinheiro do seu saldo de forma automática.
7. The Fork | Disponível para iOS e Android | Almoçar ou jantar fora não é a atividade mais amiga das poupanças, mas também não deve ficar impedido de gozar o seu ‘miminho’ de vez em quando. A aplicação The Fork vai ajudá-lo não só a encontrar os restaurantes com melhores preços, como também vai dar-lhe acesso a promoções exclusivas.
8. KuantoKusta | Disponível para iOS e Android | A plataforma de comparação de preços pode ajudá-lo a poupar dinheiro no sentido em que o ajuda a escolher a opção mais em conta. Por exemplo, na área da tecnologia, os mesmos equipamentos podem ter diferenças de preço na casa das dezenas de euros em lojas distintas.
9. SkyScanner | Disponível para iOS e Android | Se há área onde as propostas de diferentes empresas podem ter centenas de euros de diferença é na aviação. Se estiver a escolher voos, a aplicação SkyScanner vai ajudá-lo a encontrar os melhores negócios.
No Dia Mundial da Poupança dizemos-lhe como pode ter ajuda da tecnologia para poupar e chegar ao final do mês com mais algum dinheiro na conta.
Diz-nos o dicionário que poupar é “juntar dinheiro, fazer economias ou poupanças”, “gastar com moderação” e “não desperdiçar”. O conceito é abrangente, mas há pessoas que continuam a ter dificuldade em fazer poupanças, muito por causa do rigor e da gestão que tão simples ato implica.
E se lhe dissermos que a maior ferramenta de poupança que pode ter no seu dia-a-dia está, provavelmente, nas suas mãos?
O smartphone veio mudar muitos aspetos na vida das pessoas, seja na forma como comunicam com família e amigos, como passaram a consumir mais conteúdos multimédia ou como têm o conhecimento do mundo à distância de alguns cliques.
A influência dos smartphones no mundo da poupança pode não ser tão óbvio, mas a verdade é que veio ajudar: disponibiliza ferramentas gratuitas e de fácil utilização que acompanham a pessoa no seu processo de poupança.
Na galeria em cima pode ficar a conhecer aquelas que são alguma das principais aplicações que vão ajudá-lo a gerir as suas finanças pessoais. Dependendo da app em questão, pode definir objetivos mensais de poupança, pode fazer um registo das suas despesas e pode também limitar os gastos em áreas específicas.
Temos também aplicações que vão ajudá-lo a reduzir nas despesas correntes, o que também deverá traduzir-se em alguma poupança ao final do mês.
É só escolher aquela que melhor se adequa ao seu perfil e começar a poupar.