Aplicações do Facebook vão deixar de funcionar no Windows Phone

Windows Phone, Nokia
Fonte: Pixabay

O Facebook prepara-se para dizer adeus à versão das suas aplicações preparadas para Windows Phone. Quem ainda tiver um smartphone com este sistema operativo vai deixar de poder usar o Messenger, Instagram e Facebook.

O Windows Phone sempre teve uma quota de mercado muito reduzida, sendo eclipsado pela esmagadora utilização do Android e iOS. No quarto trimestre de 2016, segundo dados da Statista, figurava em 0,3% dos smartphones. Hoje em dia, a representação do Windows Phone na contabilidade dos sistemas operativos móveis fica-se pelo segmento ‘outros’ – praticamente não existente em 2019.

Com tão pouca presença no mercado, não é surpreendente a decisão do Facebook: a partir do dia 30 de abril, as apps da família Facebook deixam de funcionar, aponta o Engadget, que confirmou a informação junto de um representante do Facebook.

Alguns utilizadores do sistema operativo móvel da Microsoft referem ainda que já estão a receber avisos das aplicações detidas pelo Facebook, a indicar que as apps deixarão de funcionar no final de abril.

Leia também | Já há 800 milhões de dispositivos com Windows 10

Desde 2015 que têm sido várias as empresas de aplicações a fugir da loja da Microsoft- tanto que há fóruns em que quem continua ‘agarrado’ ao Windows Phone procura alternativas a aplicações. Em 2016, a própria Microsoft anunciava que era o fim do Windows Phone, anunciando o encerramento dessa área de negócio.

Não é claro quantos podem ser os utilizadores afetados pelo fim do suporte das aplicações do Facebook para Windows Phone. Ainda assim, para quem possa vir a ser afetado, a solução disponibilizada pelo Facebook é só uma: utilizar a versão acessível através do navegador do smartphone.

O Windows Phone foi lançado a 21 de outubro de 2010. Quando a Microsoft adquiriu o negócio da Nokia, em 2013, foram justamente os smartphones desta marca a faceta mais visível do sistema operativo móvel da tecnológica norte-americana.

Microsoft quer avisá-lo de que o fim do Windows 7 está próximo