Novo telefone concha para seniores tem 4G mas é tão simples quanto o preço: 99 euros

Telefone concha com algumas apps Google, teclas físicas e 4G pensado para o segmento senior da espanhola SPC custa 99 euros mas experiência de utilização ‘à antiga’ – com algumas soluções modernas – só serve alguns.

Há vários públicos para os smartphones e há algumas pessoas, normalmente pessoas mais idosas, que não lidam bem com teclados digitais e pequenos a que a maioria se habituou nos últimos anos nem sempre têm produtos a pensar neles. Também há quem simplesmente não queira (ou não possa) dar 300, 400 ou 500 euros por um telefone mais capaz.

É nesse segmento que entre o modelo Jasper, da espanhola SPC – empresa especializada em eletrónica de consumo de custo baixo. O Jaspar além de usar o formato popular no início dos anos 2000, de telefone concha, e que Warren Buffet, o veterano e famoso investidor bilionário, continua a preferir, tem caraterísticas de smartphone.

O exterior é tudo o que podíamos esperar de um telefone barato, plásticos modestos e dois ecrãs de qualidade à antiga, ou seja, para quem está habituado a ecrãs refinados AMOLED e de qualidade de imagem notável, é como voltar a 2006 – antes do primeiro iPhone. Em modo fechado, temos um pequeno ecrã (1,4 polegadas TFT) para nos dar as horas, a bateria, o dia da semana e pouco mais. No modo aberto o ecrã maior (2,8 polegadas QVGA) permite as ações normais para quem não precisa de muito – nenhum deles é tátil – e, depois, temos teclas grandes e algumas de acesso rápido como é o caso de um botão de emergência – para ligar para contactos de emergência – e um botão central que permite acionar o assistente da Google. Este último é útil para ditar texto, por exemplo.

O sistema operativo é tão simples como o modelo, chama-se KaiOS (baseado em Linux e pensado para operações simples, para ajudar a população mais sénior) e tem os tais serviços da Google – YouTube ou Google Maps, por exemplo -, além de WhatsApp e Facebook. Nos utilitários, permite tirar notas, tem um conversor, meteorologia, uma área de notícias e pouco mais. A loja de apps é ultra limitada, ao estilo do início da década de 2000.

A utilização em geral é limitada e quem está habituado a um ritmo mais rápido deve procurar outras soluções, já que mesmo ver páginas da internet, pela dimensão minúscula do ecrã, a sua resolução e pelas próprias limitações do sistema operativo terá uma espaço para uma ou outra ocasião e não para um uso mais exigente e continuado, já que a experiência é muito arcaica.

O Jasper vem munido do KaiOS, um sistema operativo móvel baseado em Linux destinado a telefones simples mas com funções inteligentes. Trabalha com grande rapidez e inclui várias aplicações práticas pré-instaladas: WhatsApp, Facebook, Google Assistant, Google Maps e YouTube.

Em comunicado a empresa explica a quem se destina o aparelho: “Todas as funções têm o objetivo de facilitar a utilização e a compreensão de um dispositivo que, para as pessoas mais velhas, pode chegar a ser muito complexo: um dos poucos telefones do mercado que, além de ser muito intuitivo e de ter um excelente design e as prestações mais básicas, possui conexão à Internet e as aplicações mais populares para que o utilizador possa estar mais conetado que nunca à sua família e amigos”.

Refrescante é não só a utilização do formato concha, mas também o peso, apenas 127,5 gramas e o conforto de uso também pelas teclas grandes. Inclui uma base de carregamento e na conetividade possui Bluetooth 4.2, WiFi e uma ranhura para cartões micro SD de até 32 MB. A autonomia da bateria (de lítio de 1.600mAh) também é bastante boa – bem mais do que um dia de uso.

Destaque também para a rádio FM. Já a câmara é apenas uma e é a traseira (o que impossibilita videochamadas) e tem 2 MP – com uma qualidade também à antiga. Há ainda toques com tons polifónicos. Custa 99,99 euros.

Dicas partilhadas no Maps levaram portuguesa até à Google