Os smartphones da Apple são os mais procurados no OLX e é o iPhone 6 quem domina entre os anúncios disponíveis, mostra um estudo divulgado pela plataforma.
São os homens quem mais telefones tem em casa por vender (71%) e é a faixa entre os 25 e os 34 anos quem mais vende smartphones através da plataforma de anúncios (35%), logo seguida pela faixa dos 35 aos 44 anos (28%). Os dados são de um estudo feito pela plataforma de anúncios OLX, focado na categoria de telemóveis. Entre as marcas de telefones disponíveis na plataforma, há claro domínio dos telefones da Apple: com 44%, a marca é a mais procurada ao longo do ano. Segue-se a Samsung, com 22%, e a Huawei completa o pódio, com 11% de procura. Com resultados menos expressivos, segue-se a chinesa Xiaomi (4%) e a Nokia e a Wiko (ambas com 1%).
Com elevada procura, os anúncios disponíveis acompanham as tendências de pesquisa: em 2019, o OLX registou 36% de anúncios na seção de telemóveis para os modelos iPhone. A Samsung é a segunda marca mais anunciada (22%) e a Huawei ocupa o terceiro lugar neste ranking (11%).
Leia também | Apple revela preços dos novos iPhone em Portugal
O estudo analisa também os modelos mais anunciados, para cada uma das marcas. O telefone com mais anúncios entre a Apple é o iPhone 6 (29%), seguido pelo iPhone 7 (18%) e o iPhone 5 (14%).
Em relação à Samsung, os dispositivos mais anunciados são o Galaxy S8 (10%), S7 (9%) e o Galaxy S7 (7%).
No que diz respeito aos modelos da Huawei, as percentagens de anúncios são iguais para os modelos P8 e P20 (15%). O P9 é o terceiro modelo da Huawei mais anunciado no OLX (9%).
Mais anúncios para iPhone após lançamento
Os novos iPhone foram apresentados a 10 de setembro. O estudo do OLX mostra que, nos dias a seguir ao anúncio, registaram-se mais anúncios ativos para venda de smartphones da Apple. O fenómeno repete-se sempre que há novos lançamentos da Apple, com vários utilizadores dispostos a vender o seu modelo mais antigo para financiar a compra de um novo iPhone.
Leia também | Apple lança iPhone 11 e 11 Pro com novidades nas câmaras e baterias
A 10 de setembro – data da apresentação – os anúncios ativos para modelos iPhone eram 8420, indica o OLX. No dia seguinte, os valores sobem para os 9966. O pico de anúncios de iPhone no OLX é registado cinco dias depois do lançamento, com 11490 anúncios ativos na plataforma.
Os dados revelados pelo OLX indicam ainda que, após o lançamento, os iPhone mais anunciados eram os modelos mais antigos: iPhone 6 (22,5%), iPhone 7 (17%) e iPhone 5 (11,8%). Entre os equipamentos mais recentes, registam-se os anúncios para o iPhone XS (9,3%) e o iPhone 8 (8,7%).
Em Portugal, precisa de trabalhar quase um mês para comprar o iPhone 11 Pro