NASA vai transmitir a passagem por Ultima Thule, a 6,4 mil milhões de quilómetros da Terra

New Horizons NASA
Fonte: NASA

>Como plano B, há também a transmissão da Universidade de John Hopkins, que não é afetada pelo ‘shutdown’. A transmissão vai se feita a partir do canal de YouTube da instituição de ensino, mas também há uma lista de canais alternativos, que pode ser consultada a partir do site da John Hopkins.

Vários passos a cumprir

As comunicações entre a New Horizons e a Terra demoram tempo – a comunicação rádio precisa de pelo menos seis horas, refere a NASA. Por isso, aquilo que se vai ver na transmissão da NASA será a informação que a New Horizons enviará para a Terra, já largas horas depois da aproximação.

O primeiro passo que dará à NASA indicação sobre o desenvolvimento positivo da missão será justamente a comunicação. É esperado que, por volta das 10h15 em Maryland, 15h15 em Lisboa, a NASA consiga ter acesso à informação da New Horizons.

A transmissão da aproximação a Ultima Thule está marcada para o dia 1 de janeiro de 2019, entre as 12h15 e as 12h45, hora de Maryland (entre as 17h15 e as 17h45, hora de Lisboa). Momentos antes disso, será também lançada a música “New Horizons (Ultima Thule Mix)”, pelas mãos do guitarrista dos Queen, Brian May, que também contribuiu para esta missão.

A New Horizons vai estar tão distante da Terra que a totalidade da informação recolhida neste primeiro dia de 2019 demorará meses a chegar – mais precisamente 20 meses. Ainda no primeiro dia do ano, serão visíveis algumas imagens. A 2 de janeiro, são esperadas as primeiras imagens em alta resolução de Ultima Thule.

Para o infinito e mais além. Os cientistas portugueses da NASA