Ataque informático obriga a paragem de centrais da Norsk Hydro na Noruega

Ataques Informáticos | Check Point

A Norsk Hydro, um dos maiores produtores de alumínio a nível mundial, foi alvo de um ataque informático de larga escala. A empresa viu-se obrigada a encerrar algumas centrais de produção, noticia a Reuters.

Os ataques informáticos a setores como a indústria ou a energia têm sido uma das grandes preocupações das empresas e firmas de segurança. Desta vez, a afetada foi a gigante Norsk Hydro, que além do alumínio tem ainda negócios no mundo da energia.

A intrusão foi detetada na segunda-feira à noite, com os efeitos a sentirem-se ao longo desta terça-feira. A NNSA, a Agência Nacional de Segurança Norueguesa, já se pronunciou, dando mais pormenores sobre o ataque: trata-se do vírus LockerGoga. A Norsk Hydro chegou inclusive a avisar os seus funcionários para não ligarem os seus dispositivos à rede da empresa, com receio daquilo que possa acontecer.

Este vírus é uma variação de ransomware, que encripta os ficheiros dos computadores e sistemas onde se instala, exigindo depois um resgate pelos ficheiros. Com a necessidade de encerrar várias centrais de extração de metais, com receio de que o ataque se possa espalhar, a empresa receia que a produção se possa ressentir.

Leia também | É destes países que se fazem mais ataques informáticos contra Portugal

A empresa esclareceu também que as centrais de produção hidroelétrica não viram os seus sistemas serem afetados, por estarem num sistema à parte. Através das redes sociais, o canal de comunicação escolhido para comunicar o ataque aos clientes, a Norsk Hydro esclareceu que “a segurança dos trabalhadores não foi afetada” e que está a “trabalhar para neutralizar o ataque e perceber quais podem ser as consequências”.

De acordo com a NNSA, este não é um malware habitualmente usado pelos grupos de cibercrime, mas já foi também usado num ataque à francesa Altran, em janeiro.

A empresa norueguesa fornece materiais para vários fabricantes da indústria automóvel e construção. Após ter sido divulgado o ataque, as ações da empresa caíram e os preços do alumínio aumentaram.

O mundo tem um problema de segurança informática. Portugal tem a solução