Botão de volume do smartphone já pode desbloquear a sua conta Google

Google, chave de segurança, autenticação
Imagem: Google

A Google tem agora uma nova forma para os utilizadores confirmarem a identidade nos acessos às contas Google. E só é preciso pressionar a tecla de volume do telefone.

Para quem tem instalado o sistema operativo Nougat ou superior, existe agora mais uma forma de desbloquear a conta Google. Trata-se de uma versão beta, mas que transforma o smartphone numa verdadeira chave de segurança.

A chave de segurança é um objeto físico, que pode ser adquirido em várias lojas online, com o objetivo de guardar todas as passwords e acessos. Para confirmar acessos, por exemplo, é preciso tocar na chave quando é pedida uma autenticação. A Google explica que já utiliza este sistema a nível interno há vários anos, mas também reconhece que o utilizador não anda sempre com isto no bolso. Já o telefone é algo que anda quase sempre com o utilizador.

Leia também | A confirmação final: já pode tirar a pen USB do computador sem ‘remover em segurança’

Daí que esta versão beta permita eliminar as chaves de segurança – como as da Titan, por exemplo – da equação. Neste caso, é usada a chave de segurança integrada do smartphone Android, onde a confirmação é feita através de pressão na tecla de volume do telefone.

Por enquanto, isto só funciona em alguns casos, nomeadamente para aceder à conta Google em determinados computadores (é preciso ter Chrome instalado e Bluetooth, num sistema operativo recente – Windows ou macOS).

Leia também | Estes produtos ajudam a manter as suas passwords em segurança

Além da opção ativa – há uma breve ajuda que pode ser vista aqui – também é preciso garantir que tem a autenticação de dois passos ativa na conta Google antes de começar. Aliás, este tipo de autenticação é recomendada para garantir uma camada adicional de segurança.

Depois de tudo ativo, sempre que o utilizador aceder à conta Google receberá um aviso de que é possível confirmar a identidade através de alguma pressão no botão de volume do telefone.

O homem que está a resolver o problema que nem a Apple e a Google conseguem