Centro de Cibersegurança tem curso para que portugueses aprendam a estar seguros na internet

Curso Centro Nacional de Cibersegurança
Foto: J. Kelly Brito / Unsplash

Este é o primeiro curso da autoridade nacional para a área da segurança informática. No final, os participantes terão os conhecimentos necessários para tratarem da sua ‘ciberhigiene’.

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) arranca a 5 de fevereiro com o seu primeiro curso online e que está destinado a qualquer cidadão que queira aprender mais sobre como estar seguro na internet. A ideia é que cada um fique a conhecer práticas simples que ajudem a minimizar os riscos de segurança quando está a interagir com serviços online.

O curso, que já conta com 600 inscrições, tem uma duração total de 15 horas e está dividido em três módulos: comportamento em casa, no trabalho e no exterior. Cada um destes módulos tem depois quatro tópicos de ensino com conteúdos mais específicos que serão apresentados em texto e vídeo.

No final do curso cada participante terá de fazer uma avaliação final, através da qual vai testar os conhecimentos aprendidos no curso. Concluído o teste, então passa a ser um “cidadão ciberseguro”.

Leia também | O principal inimigo da segurança informática? “Nós, as pessoas”

Com esta iniciativa, o CNCS espera “contribuir para a consciencialização em cibersegurança e para navegação livre e segura na internet”, lê-se no comunicado enviado. A escolha do dia 5 de fevereiro está relacionada com a celebração do Dia da Internet mais Segura.

Os interessados podem inscrever-se neste link.

O mundo tem um problema de segurança informática. Portugal tem a solução