Estas aplicações prometem mantê-lo afastado do smartphone

Melhores smartphones android
Foto: Michael Mroczek / Unsplash

Sente que passa mais tempo a olhar para o telefone do que era suposto? Há aplicações criadas para que possa ter noção de quanto tempo usa o smartphone e a manter os níveis de uso dentro do razoável.

Nos último anos, tanto no Android como no iOS, já há funcionalidades que permitem ver quanto tempo é que passa a mexer no telefone – e até pode definir limites para a utilização. Ainda assim, há aplicações criadas especificamente para garantir que está mais tempo dedicado a outras coisas além dos ecrãs.

Uma delas é a Flipd, que está disponível para Android e iOS. Esta aplicação permite “trancar” algumas aplicações que quer deixar de lado durante algum tempo. Pode definir pequenos momentos para ‘desligar’ – imagine que pretende deixar o telefone em paz durante cinco minutos ou que precisa de tempo para estudar, livre de interrupções, por exemplo.

Leia também | Dez aplicações essenciais para instalar no seu telefone Android

A Forest tem um propósito semelhante, mas tira partido das táticas da gamificação. Disponível para Android e iOS, tudo começa com uma pequena árvore. Quando decide resistir à tentação do smartphone, o ecrã fica trancado e surge uma pequena árvore no ecrã. Se conseguir ficar determinado tempo sem mexer no telefone, a árvore cresce. Se quiser investir na versão paga (no iOS é a única hipótese de ter a app), até pode ver a pequena floresta quando usar a aplicação de forma repetida.

A Moment está disponível para Android e iOS, com um mote definido “menos telefone, mais vida”. Se precisa de ter o telefone mais ausente, pode tirar partido destas pequenas aulas, para pequenos propósitos: dormir melhor, estar mais focado ou usar menos o telefone.

Mas há também soluções criadas tanto pela Apple como pela própria Google. Caso não estejam instaladas no seu telefone, pode encontrá-las nas lojas de apps: no Android, a aplicação é a Bem-estar digital. Já no iOS, a aplicação para controlar quanto tempo mexe no telefone e os minutos gastos em cada app é a Screen Time.

Estes são os melhores truques para fazer a sua Internet parecer mais rápida