Como impedir o Facebook de persegui-lo para onde quer que vá

A localização é uma das informações mais pessoais e privilegiadas às quais uma empresa de tecnologia pode ter acesso – e à qual vai querer prestar especial atenção.

O Facebook tem tido a sua quota parte de escândalos de privacidade e segurança. No último ano e meio a credibilidade da maior rede social do mundo ficou mais debilitada, ainda que em termos de resultados financeiros isso pouco ou nada signifique.

Mas se é um utilizador que está preocupado com a privacidade digital, limitar as informações que a rede social sabe sobre si é sempre um elemento a ter em conta. E dentro daquilo que o Facebook pode saber, a sua localização é talvez uma das informações mais pessoais, valiosas e precisas.

Usando elementos como as redes Wi-Fi e o GPS é possível saber, com precisão de alguns metros, onde está exatamente o utilizador: seja em casa, seja no trabalho, seja noutro sítio qualquer que ninguém deveria saber. Além disso, a localização é dos elementos que deixa registos históricos, pelo que vai querer prestar especial atenção a este elemento.

Leia também | 15 anos de Facebook: recorde os marcos da história da rede social

A publicação The Next Web lembra que os utilizadores podem escolher bloquear a partilha de localização com o Facebook nos seus smartphones. Para isso basta seguir os seguintes passos, tanto em iPhone como em smartphones Android:

Aceder à aplicação do Facebook, escolher o separador Definições e Privacidade; lá dentro, escolher a opção Privacidade e depois Localização; depois quando aparecer o pop-up com as opções de localização basta escolher ‘não permitir’ para que o Facebook deixe de ter acesso ao seu posicionamento.

Deve no entanto ter em consideração que, a partir do momento em que desativa a sua localização, pode até estar a proteger e a melhorar a sua privacidade, mas estará a perder acesso a algumas funcionalidades, como saber quais os amigos que estão por perto.

As 12 coisas que precisa mesmo de apagar do seu Facebook