Facebook estuda reconhecimento facial como autenticação no Messenger

Facebook Messenger

A rede social de Mark Zuckerberg estará a testar uma nova forma para proteger os utilizadores do Messenger: reconhecimento facial.

Através do Twitter, a programadora Jane Manchun Wong anunciou que encontrou alguns indícios deste teste na aplicação Messenger. Segundo publicou, esta será uma forma de os utilizadores do Messenger terem uma camada adicional de segurança, recorrendo a dados biométricos.

A autenticação biométrica já está disponível noutro produto do Facebook, o WhatsApp, ainda que seja mais usada a forma de autenticação através da impressão digital.

Leia também | Messenger. Enganou-se numa mensagem? Já a pode apagar

Segundo aquilo que foi apurado por Wong, a autenticação através de reconhecimento facial terá um ecrã dedicado e os utilizadores podem indicar durante quando tempo é que o Messenger pode ficar desbloqueado. Estarão disponíveis opções que variam entre um a quinze minutos ou até uma hora. Quando esse período de tempo chegar ao fim, é necessário fazer uma nova autenticação.

“Quando está ativa, será preciso usar o reconhecimento facial para desbloquear a aplicação. Ainda é possível recuperar as mensagens através das notificações e atender chamadas se a aplicação estiver bloqueada. O Face ID não é transmitido ou armazenado pelo Facebook”, escreveu a programadora na descrição desta funcionalidade.

Leia também | 11 segredos do Facebook Messenger que precisa de conhecer

Jane Manchun Wong recorre ao Twitter para levantar a ponta do véu sobre novas funcionalidades que podem chegar em breve às redes sociais. Esta possível novidade, que por enquanto reside no campo dos testes e hipóteses, foi detetada recorrendo a um equipamento Android.

Facebook contrata mil pessoas no Reino Unido para lutar contra “conteúdos perigosos”